Seduc e Senai estabelecem cooperação para promover cursos de qualificação profissional

24 de julho de 2023 - 14:44 # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Carlos Gorila - Foto

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) celebraram, nesta segunda-feira (24), um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de promover cursos técnicos de nível médio, em escolas regulares e em tempo integral da rede pública estadual. A iniciativa resulta da adesão à linha de fomento Qualifica Mais Itinerário da Formação Técnica e Profissional em Regime de Colaboração, criada pelo Ministério da Educação (MEC).

A parceria irá possibilitar a formação de três turmas, em diferentes municípios cearenses, com previsão de início das aulas no próximo dia 2 de agosto. O Senai ficará responsável por disponibilizar docentes e material didático pedagógico para o desenvolvimento das aulas e atividades de cada curso. A carga horária total é de 1.200 horas.

Serão beneficiados alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Tomé Gomes dos Santos, em Paramoti, e da EEMTI Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, em Iracema, que ofertarão o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Além disso, na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Dom Francisco de Assis Pires, em Ipaumirim, será disponibilizado o curso técnico em Telecomunicações. Cada turma atenderá 20 estudantes.

Eliana Estrela enaltece a celebração do Termo de Cooperação, que representará mais chances de aprendizagem e de perspectivas profissionais para os alunos da rede. “O Senai é um parceiro importante para a educação. Já temos algumas parcerias, e esta é mais uma, fruto da dedicação, compromisso e credibilidade que a instituição tem, procurando potencializar as oportunidades para os jovens cearenses”, destaca a gestora.

O diretor regional do Senai, Paulo André Holanda, valoriza o fato de as ações ocorrerem em municípios do interior. “Essa parceria é muito importante e oportuna, pois estamos fazendo o que a população, os empresários e a indústria estão precisando: formar mão de obra qualificada não só para empreender, mas também para entrar no mercado de trabalho ou na universidade. Com o projeto, estendemos nossas ações ao interior, por meio da capilaridade que tem a Secretaria da Educação. Desejamos que a parceria seja duradoura”, ressalta.