Primeira noite de campeonato, “Da culinária à fé”, é marcada por homenagens a símbolos nordestinos

28 de julho de 2023 - 17:48 # # # #

Ascom Secult - Texto
Divulgação - Foto

Quatro grupos abriram o Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2023 com temáticas que reforçam e ressignificam símbolos da cultura nordestina; seis quadrilhas apresentam-se hoje, 28, na segunda noite

No primeiro dia do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2023, que aconteceu na quinta-feira (27), na cidade de Quixeramobim, os quatro grupos que se apresentaram engrandeceram a competição com homenagens e muitas referências culturais e históricas. Diferentes em suas temáticas, as formações convergiram em uma ideia maior: reforçar e ressignificar símbolos da cultura nordestina

Primeiro grupo a entrar na quadra, o Junina Riachão, de Capistrano, apresentou o tema ‘Cuscuz: O Chamego do Nordeste’. A quadrilha explorou desde a origem da iguaria até como ela chegou no Nordeste em sua forma de preparo mais simples: flocos de milho moídos cozinhados no vapor d’água, o que lhe dá o seu famoso aspecto amarelo vivo. Nesse sentido, o grupo enfatiza que o cuscuz é símbolo de resistência e força, tendo sido declarado Património Imaterial da Humanidade pelo Comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas, no ano de 2020.

Na sequência, a Quadrilha Paixão Nordestina, de Fortaleza, homenageou a região do Cariri cearense sob a ótica de um oásis; um local em meio ao sertão com abundante natureza e cultura. Nesse lugar, rico em símbolos, alegorias, rituais e mitos, as paisagens naturais e culturais convergem, tornando-se responsáveis pela diversidade artística, social e histórica dos sertões. Com a temática ‘Oásis do Sertão’, o grupo explorou temas que povoam o imaginário caririense, formado pelos Mestres da Cultura Popular, a religiosidade e o Padre Cícero Romão, suas histórias, lendas e mitos.

De Itatira, a Quadrilha Folia no Sertão inspirou-se na própria cidade do Sertão de Canindé, com a temática ‘Na Minha Terra é Assim’. Ao longo da apresentação o grupo explorou costumes locais, musicalidade, culinária e “o jeito de brincar no Sertão nordestino”.

Finalizando a primeira noite de campeonato, a Junina Bairro Ellery apresentou-se com a temática ‘Alma Lavada’, em homenagem ao povo ribeirinho e ao fascínio e lendas do Rio São Francisco. A quadrilha dividiu-se em seis atos que contaram desde a lenda do nascimento do rio às histórias dos ribeirinhos de Petrolina e Juazeiro.

Mais da programação

Também ontem o Quarteto Pegada do Forró fez a animação do público que esperava o início das quadrilhas, enquanto no “Café Cultural” aconteceu a palestra “A cadeia produtiva das Festas Juninas no Ceará: realidade, potencial econômico e social”, com Cláudia Leitão, no Auditório do Sindicato dos Funcionários Públicos de Quixeramobim.

Vale ressaltar que, fechando a noite de cada dia, após as apresentações competitivas, o Sertão Pub recebe a programação “Vitrola Junina” com Mestre Lula Luiz Paulo do Acordeon, Azanias e Agna Ruth cantando Rita de Cássia, sempre a partir da meia noite.

Para o público infantil, sempre às 17h, nos dias 28, 29 e 30/7, na Casa de Antônio Conselheiro, acontece a programação “Você Se Lembra – Tá de Brincadeira” com oficinas lúdicas de pintura facial, teatro e confecção de máscaras. Outro ponto alto da programação, além das quadrilhas juninas a cada noite, são os encontros no espaço “Mestres da Tradição”, que recebe rodas de conversas com Mestres e Mestras da Cultura, os guardiões da nossa cultura popular. Mestre Raimundo Claudino, da tradição junina de Tabuleiro do Norte, Mestra Dadá Leitão, do bordado em mão de Quixeramobim e Mestra Lourdes, da dança do côco e maneiro-pau de Solonópole são exemplos de presença confirmada.

Segunda noite de campeonato

Nesta sexta-feira (28), acontece a segunda noite de apresentações de quadrilhas pelo Campeonato Estadual. Seguindo o cronograma, a apresentação competitiva é aberta por uma quadrilha convidada, às 18h30. Tomam a quadra hoje as quadrilhas Sol Nascente (Iguatu), Trem Maluco (Pentecoste), Rosa Branca (Santa Quitéria), Flor do Mandacaru (Tauá), Cangaço Nordestino (Fortaleza) e Junina Babaçu (Fortaleza).

O XXIII Ceará Junino é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Conta com parceria do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu e produção da Assum Preto Produções.

Confira a lista de apresentações pelo Campeonato Estadual

28 de julho, sexta-feira

18h30 – Apresentação de Quadrilha convidada
19h30 – Sol Nascente (Iguatu)
20h30 – Trem Maluco (Pentecoste)
21h30 – Rosa Branca (Santa Quitéria)
22h30 – Flor do Mandacaru (Tauá)
23h30 – Cangaço Nordestino (Fortaleza)
00h30 – Junina Babaçu (Fortaleza)

29 de julho, sábado

18h30 – Apresentação convidada (Quadrilha infantil ou Diversidade)
19h30 – Asa Branca (Campos Sales)
20h30 – Esperança (Camocim)
21h30 – Beira Lixo (Camocim)
22h30 – Festeja Ceará Siará (Quixeré)
23h30 – Fiapo de Trapo (Cascavel)
00h30 – Paixão Junina (Aracati)

30 de julho, domingo

18h – Apresentação da Quadrilha convidada “No improviso, Arraiá da Sol e da Conselheiro”
19h – Cerimônia de Encerramento
19h30 – Arraiá da Juventude (Ipu)
20h30 – Nação Nordestina (Juazeiro do Norte)
21h30 – Luar do Sertão (Sobral)
22h30 – Fulô do Sertão (Senador Pompeu)
23h30 – Girassol do Sertão (Russas)
00h30 – Junina Tradição (Pindoretama)

Ainda nesta terça-feira, 25, e quarta-feira, 26, o público também pode participar de programação de oficinas e palestras.
Clique aqui e confira a programação completa