Ação conjunta entre TRE-CE e Seas atende a 165 jovens do sistema socioeducativo

31 de julho de 2023 - 16:37 # # # #

Ascom Seas - Texto

Um total de 165 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas obtiveram a emissão de seus títulos eleitorais durante ação conjunta entre o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), nas últimas quinta-feira (27) e sexta-feira (28). O principal objetivo do movimento foi facilitar o acesso à documentação civil, ampliando oportunidades para o exercício pleno da cidadania, a participação nos processos eleitorais e em processos educacionais, como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

A ação ocorreu simultaneamente em quatro centros socioeducativos: CS Cardeal Aloísio Lorschieder (CSCAL); CS dom Bosco; CS Canindezinho e CS Patativa do Assaré. O CS Dom Bosco teve o maior número de jovens atendidos (34), seguindo pelo CSCAL (32), CS Canindezinho (31) e CS Patativa do Assaré (30). Os demais foram os seguintes: CS Passaré (11); CS São Francisco (9); CS Antônio Bezerra (8); CS São Miguel (5); CS Mártir Francisca (4) e CS Aldacir Barbosa Mota (1).

Ampliar oportunidades

Para a assessora especial de Comunicação da Seas, Larissa Camerino, que acompanhou todo o processo, essa ação entre TRE e Seas, além de ampliar oportunidades para o exercício da cidadania, permite que o jovem participe de processos educacionais.

“Nós estamos, nesse momento, em fase de inscrição dos nossos jovens, para que eles participem da aplicação da prova do ENCCEJA, uma prova de avaliação na rede escolar, e para fins dessa inscrição, a Seas tem potencializado, ainda mais, essa questão do acesso às documentações civis, como RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e alistamento militar. Todas essas são documentações que fazem parte do processo de atendimento técnico”, pontuou Larissa.

Cidadania

De acordo com Jeová Netto, servidor do TRE, que participou do atendimento no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, a ação em conjunto com a Seas garantirá a cidadania aos jovens em cumprimento de medidas. “A Justiça Eleitoral está atendendo a todos aqueles que a Lei ainda permite o direito de voto. Com a documentação completa, o jovem ou adolescente terá todos os direitos de participar dos processos desde a eleição a avaliações educacionais, facilitando também o acesso ao mercado de trabalho no regime Pós-Medida”, explicou Jeová Netto.