Cagece investe R$ 62 milhões em obra com método não destrutivo para o macrossistema de esgoto de Fortaleza

1 de agosto de 2023 - 15:58 # # #

Ascom Cagece - Texto

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza uma importante obra no macrossistema de esgotamento sanitário de Fortaleza, que consiste na renovação de 1,6 km do Interceptor Oeste, grande tubulação responsável pelo recebimento do esgoto das regiões Norte e Oeste da Capital.

Para realizar o serviço, a companhia está investindo cerca de R$ 62 milhões. O serviço está sendo executado estrategicamente por meio de uma tecnologia piloto para este tipo de obra: o método não destrutivo. Após constatada eficiência do método nesta obra, a Cagece já está implementando a tecnologia em duas outras obras, nas avenidas Beira-Mar e Eduardo Girão.

Ieso da Silva, gerente da Unidade de Negócio Metropolitana de Macrocoleta e Tratamento de Esgoto (UNMTE), explica que a obra está sendo executada estrategicamente através de método não destrutivo, ou seja, com a necessidade mínima de escavações na via. “Desse modo, a companhia consegue garantir que os serviços ocorram com interferência mínima e pontuais no trânsito local”, afirma.

O trecho onde a obra acontece fica localizado entre a travessa Aurélio Lavor até a rua Dom Hélio Campos, na avenida Presidente Castelo Branco, conhecida também como avenida Leste-Oeste. O local encontra-se devidamente sinalizado e a previsão para a conclusão dos serviços é até o dia 30 de setembro.

A obra visa garantir o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário da Capital, principalmente nos períodos de chuva, quando há maior incidência de extravasamentos, por conta da destinação indevida de águas pluviais às redes da companhia. “Com a recuperação da tubulação que estamos fazendo, a vida útil do interceptor oeste será prolongada em 50 anos”, ressalta Ieso.

A obra está sendo executada pela companhia com uma tecnologia alemã, que irá tornar o sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza mais eficiente no transporte do esgoto, beneficiando, dessa forma, tanto a população quanto o meio ambiente.