Agosto Dourado: profissionais intensificam conversas sobre amamentação e doação de leite materno

2 de agosto de 2023 - 16:00 # # #

Suzana Mont'Alverne - Texto e Fotos

Durante Agosto Dourado, conversa em leitos do HMJMA é intensificada para reforçar a importância da amamentação

O leite materno é um alimento completo, fonte de nutrientes essenciais para os primeiros meses de vida dos bebês, além de fortalecer o elo com as mães. No mês conhecido como Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento, o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), intensifica as conversas nos leitos para incentivar e esclarecer sobre a importância do ato.

A abordagem é direcionada para as mães, pais e acompanhantes. Para a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite do HMJMA, Patrícia Martins de Oliveira, o significado da amamentação ganha importância quando todos os envolvidos têm ciência do seu valor. “Para as mães, a amamentação, muitas vezes, é difícil, mas com o apoio e carinho de familiares, cônjuges e amigos o momento se torna um momento prazeroso e leve, como deve ser”, explica.

Patrícia reforça, ainda, que é fundamental que a mãe tenha uma rede de apoio. “Ninguém, além da mãe, pode amamentar, mas todos podem apoiá-la, olhando para a sua saúde, ficando com o bebê para que descanse, e ajudando nas demais tarefas da casa, por exemplo”, completa.

A mãe do pequeno Lucca, Ana Keli Oliveira, recebe o apoio da família e dos profissionais do HMJMA

Ana Keli Oliveira, 22, mãe do pequeno Pedro Lucca, recebeu bem as orientações. Ela diz que vai persistir na amamentação do pequeno. “Eu me arrependo muito de ter desistido de amamentar meu primeiro filho. Na época não fui instruída, sentia dores e temia não ter leite o suficiente. Espero fazer diferente dessa vez”, planeja.

No que depender da avó materna, Lusirene Pontes, 45, o bebê terá o leite materno como fonte de alimento por muito tempo. “Eu a amamentei até os quatro anos de idade. Ana nunca teve gripe ou qualquer outro problema. Hoje tenho certeza que foi por conta do meu leite. Apoiarei minha filha nessa jornada, ela não ficará sozinha e Lucca será uma criança muito saudável”.

Posto de coleta do HMJMA

Para as mães que não podem amamentar, a doação de leite humano é fundamental. O HMJMA mantém um Banco de Leite e recebe doações tanto de pacientes quanto de pessoas externas. Um transporte está disponível para recolher o alimento em domicílio. O leite doado ao HMJMA auxilia na recuperação de bebês internados na unidade de médio risco do hospital.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Serviço

Banco de Leite do HMJMA
Endereço: Rua Princesa Isabel, 1526, Centro – Fortaleza
Contato: (85) 3101-7713
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h