Em ações distintas, PMCE realiza o resgate de cobra e coruja em Fortaleza e Juazeiro do Norte

2 de agosto de 2023 - 14:07 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resgatou, nessas segunda-feira (31) e terça-feira (1), uma cobra verde e uma coruja suidara. Os animais foram encontrados em ocorrências distintas no município de Juazeiro do Norte (AIS 19) e no bairro Henrique Jorge (AIS 6) da Capital. Os animais foram encontrados em uma residência e em um estabelecimento comercial, e entregues a uma entidade não-governamental, para receberem os cuidados veterinários e, posteriormente, serem soltos em seus habitats naturais.

Os resgates tiveram início na tarde dessa segunda-feira (31). Na ocasião, os policiais militares receberam informações acerca de uma cobra verde, popularmente conhecida como cobra cipó, que foi encontrada na calçada de uma residência no bairro Tiradentes, no município de Juazeiro do Norte. A cobra peçonhenta foi capturada com um pinção apropriado para cobras, de forma em que os policiais militares não se machucassem com o animal venenoso. Em seguida a serpente foi encaminhada para uma parceira da PMCE, ONG BiodiverSe, onde passará por um período de triagem para em seguida ser devolvido à natureza.

Já nessa terça-feira (1), outro resgate foi protagonizado por composições do BPMA. Por volta de meio-dia, a equipe policial foi acionada para realizar o resgate de uma coruja que foi deixada em um pet shop. A ave foi abandonada dentro de uma caixa no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza.

Todos os animais silvestres foram conduzidos pela PMCE até a ONG Biodiverse,  onde receberam os cuidados necessários da entidade não-governamental e para serem soltos em seus habitats naturais.

Confira cinco dicas de prevenção que a população pode adotar em situações similares de busca e resgate de animais em áreas urbanas:

1. Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.
2. Contate o Corpo de Bombeiros: ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade, entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar ou órgãos de proteção ambiental. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.
3. Evite alimentar animais silvestres: Isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.
4. Mantenha seu ambiente seguro: verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.
5. Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.