Cagece destina 99,3% dos resíduos gerados a partir de obras para reciclagem
3 de agosto de 2023 - 14:47 #cagece #reciclagem #resíduos de obras
Ascom Cagece
Com o crescimento das atividades construtivas, a geração de resíduos tem se tornado uma preocupação global devido aos impactos no meio ambiente. Diante deste cenário, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) encaminhou para reciclagem, entre os meses de janeiro de 2022 e maio de 2023, 99,3% dos resíduos gerados pelas obras sob o portfólio da Diretoria de Engenharia da companhia.
Os materiais encaminhados para reciclagem são os de “Classe A”, que são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis agregados, tais como de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem. Incluem também os resíduos de construção, demolição, reformas e reparos de edificações como componentes cerâmicos, argamassa e concreto. Estão incluídos, ainda, os resíduos dos processos de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto produzidas nos canteiros de obras.
O coordenador de Outorga e Licenciamento de Projetos e Obras da Cagece, Alisson Melo, ressalta que a ação é fruto do compromisso e da parceria dentro da companhia. “Esses dados refletem a preocupação e o compromisso da Cagece quanto ao atendimento das Políticas Federal e Estadual dos Resíduos Sólidos, bem como redução dos impactos das destinações inadequadas em lixões, rios, riachos e aterros controlados”, enfatiza.
O coordenador acrescenta que a adoção de práticas ambientais e sustentáveis na elaboração dos projetos, contemplando técnicas de engenharia, bem como a aquisição desses materiais, impulsionará o mercado de resíduos, incentivará essa aplicação em outras obras públicas, reduzirá a exploração de recursos naturais além de coibir práticas irregulares de destinação em lixões. Outra vantagem diz respeito à cadeia de valor da Cagece, ao atendimento da Política Ambiental da companhia e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A companhia está avaliando a aplicação do material nas obras e o levantamento dos custos com base nas tabelas da Seinfra, Sinapi e orientações da Abrecon. Pra isso, está levando em consideração os tipos de projetos e suas aplicações em obras de saneamento. A próxima etapa será definir o percentual mínimo de agregados de reciclados nas obras da Cagece, incluindo em norma interna, conforme preconiza a Política Ambiental da companhia.