Hub de H2V do Ceará: Fortescue apresenta seu primeiro Estudo de Impacto Ambiental

3 de agosto de 2023 - 15:38 # # # #

Ascom Complexo do Pecém - Texto e Fotos

Primeira empresa a assinar um pré-contrato para a instalação de uma usina de hidrogênio verde (H2V) no Complexo do Pecém, a Fortescue apresentou, nesta quarta-feira (2), seu primeiro Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para licenciar seu projeto no Estado do Ceará. A apresentação foi realizada durante a audiência pública no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Pecém.

A Fortescue protocolou o EIA/RIMA da planta de hidrogênio verde para atendimento às normas locais de licenciamento ambiental, estabelecidas pela Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace). Com isso, a multinacional australiana se tornou a primeira empresa no Brasil a apresentar esse estudo para o desenvolvimento de um projeto de H2V em larga escala.

Conforme detalhado no EIA/RIMA, a planta da Fortescue será potencialmente desenvolvida no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, mais especificamente no Setor 2 da ZPE Ceará, em 2 etapas: Fases 1 e 2 – 1.200 MW e fases 3 – 900 MW. Este projeto tem potencial para produzir 837 toneladas de hidrogênio verde por dia a partir do consumo de 2.100 MW de energia renovável. De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, o projeto também tem potencial para gerar cerca de 5.000 empregos na fase de construção.

“A apresentação do EIA/RIMA e a realização da audiência pública são um marco para nós e um novo passo para o desenvolvimento da indústria do Hidrogênio Verde no Nordeste. O H2V permitirá o estabelecimento de indústrias verdes em grande escala, que impulsionarão o crescimento e criarão muitos empregos para a economia brasileira”, disse Luis Viga, diretor da Fortescue no Brasil.

A audiência pública é a última etapa do processo final para obtenção da Licença Prévia (LP). Após isso, o processo segue com a solicitação da Licença de Implantação (LI) e de Operação (LO). A Fortescue também garante que buscará fornecer benefícios econômicos e sociais positivos, empregos, treinamento e desenvolvimento de habilidades em todas as etapas do seu projeto no Pecém.

Hub de Hidrogênio Verde do Ceará

Criado em fevereiro de 2021 pelo Governo do Estado Ceará, em parceria com o Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC), o HUB de Hidrogênio Verde tem atraído diversas empresas interessadas em instalar no Complexo do Pecém, mais especificamente na área da ZPE Ceará, plantas para a produção e distribuição deste que é considerado o combustível do futuro. Até o momento, 31 Memorandos de Entendimento (MoUs) já foram assinados como parte do HUB.

Leia ainda: Estudo de impacto ambiental do Hub de Hidrogênio Verde no Pecém é apresentado em audiência pública