Grupo de Contingência avalia situação hídrica dos municípios para o segundo semestre

4 de agosto de 2023 - 15:14 # # # #

Ascom SRH - Texto e Fotos

Na segunda reunião pós quadra-chuvosa do Grupo de Contingência, gestores da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Cogerh, Funceme, Sohidra, Cagece e Defesa Civil avaliaram a situação hídrica de todos os municípios cearenses para o segundo semestre. Com o fim das chuvas e o aumento do calor, alguns municípios já estão contando com intervenções de gestão para garantir o abastecimento. Realizada nesta quinta-feira (3), a reunião contou com a participação do assessor especial de Assuntos Municipais da Casa Civil, Artur Bruno.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, reforçou a importância do trabalho em conjunto dos órgãos para garantir a assistência total aos municípios. “Hoje, o governo estadual mantém uma boa relação com o governo federal e essa parceria pode ajudar na execução de muitas ações do sistema de recursos hídricos que vão beneficiar municípios do Ceará. Em reunião com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, já deixamos claro os nossos projetos prioritários que vão aumentar a capacidade de atendimento hídrico para o nosso Estado”.

Durante a reunião, os municípios foram classificados de acordo com o tempo de garantia de abastecimento. Aqueles que requerem mais atenção terão um trabalho específico do grupo para assegurar que o abastecimento humano seja garantido. De acordo com o assessor especial Artur Bruno, “o trabalho do grupo de contingência é de prevenção, ação e reação. No início do ano, as reuniões do colegiado eram para traçar a quadra chuvosa, posteriormente, tivemos um grande trabalho de ação e reação com as consequências que as grandes chuvas causaram em alguns municípios. Agora, nosso trabalho é novamente de prevenção, fazendo um trabalho de gestão para um segundo semestre quente e seco e um próximo ano com baixas expectativas”, concluiu.

Educação e economia de água

Cientistas do mundo inteiro identificam um possível início do El Niño. Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), se as condições de oceanos e atmosfera que caracterizam o fenômeno climático se confirmarem, abrem caminho para possíveis recordes de temperatura em 2024. O El Niño é marcado por um aquecimento acima da média no oceano Pacífico, perto da linha do Equador, o que muda a circulação dos ventos levando umidade e águas mais quentes da costa das Américas.

Já trabalhando com um cenário não tão favorável para 2024, o Grupo de Contingência iniciou um trabalho de gestão das águas, garantindo que o bom aporte registrado em 2023 seja usado com parcimônia e com gestão. Um trabalho de educação da população para a economia de água também será realizado.