O encerramento da Semana Estadual de Proteção aos Manguezais tem vivência com mudas e exibição do curta “Vozes das Sabiás”
4 de agosto de 2023 - 16:52 #Parque Estadual do Cocó #Sema #Semana Estadual de Proteção aos Manguezais
Ascom Sema - Texto e Foto
O encerramento da Semana Estadual de Proteção aos Manguezais 2023 será neste sábado, 05.08, a partir das 9h30, no Parque Estadual do Cocó. Na programação, exibição do curta-metragem “Vozes das Sabiás”, com depoimentos emocionantes das mulheres da Sabiaguaba sobre seus costumes e tradições, experiências com viveiros de mudas do mangue e falas de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) e parceiros.
“Esse ano ampliamos a programação para duas semanas, graças a parcerias valiosas, porque achamos fundamental construir a consciência de preservação do mangue, sua fauna e flora muito próprias e essenciais à vida de algumas espécies. É preciso massificar atividades de sensibilização para conservar esse importante bioma”, assinalou Vilma Freire, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA).
A Semana Estadual de Proteção aos Manguezais, no Ceará, foi criada pela Lei Estadual nº 16.996, de 25 de setembro de 2019, uma coautoria do então deputado estadual Acrísio Sena, Ecomuseu Natural do Mangue e população nativa da Sabiaguaba, com o objetivo de ampliar a divulgação e sensibilização para a importância desse ecossistema e sua preservação. A programação ocorre sempre em torno do dia 26 de julho, Dia Internacional de Proteção aos Manguezais. O Ceará conta com mais de 17 mil hectares de manguezais em 22 municípios.
Durante os eventos, que ocorreram no período de duas semanas, do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba ao Parque Estadual Botânico do Ceará, passando pelo Centro Cultural Bom Jardim (mangue do Rio Maranguapinho), Poço da Draga, Cuca Che Guevara/ Barra e estuário do Rio Curu, atividades lúdicas, palestras e exibição de filmes foram recursos usados para construir e ampliar a relação de preservação e busca de desenvolvimento sustentável que a população tem com os mangues. A programação completa (relação do que aconteceu) está aqui.
A realização foi da SEMA, com apoio do Instituto Dragão do Mar (IDM), Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, Instituto Cuca – Che Guevara/Barra e o Ecomuseu Natural do Mangue.
Serviço
Encerramento da Semana Estadual de Proteção aos Manguezais
Data: sábado, 05 de agosto
Horário: 9h30
Local: Cine Cocó/ Parque Estadual do Cocó
Av. Padre Antônio Tomás, S/N