Secretaria da Igualdade Racial do Ceará acompanha assinatura de imissão de posse no território no Sítio Arruda, em Araripequilombola

4 de agosto de 2023 - 16:07 # # #

Ascom Igualdade Racial - Texto e fotos

A Secretaria da Igualdade Racial (Seir) participou da solenidade de assinatura da ‘Imissão de Posse’ de uma fazenda situada na comunidade quilombola Sítio Arruda, em Araripe, na região do Cariri. A imissão foi concedida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A atividade, que contou com apresentações culturais locais e representatividade popular quilombola, ocorreu nesta quinta-feira (3). Conforme o Incra, a imissão de posse é uma etapa que faz parte do processo de titulação da terra aos quilombolas.

Para a secretária-executiva Martír Silva, presente no ato, esse momento representa uma conquista muito importante para essa comunidade quilombola. “É uma entrega valiosíssima a posse definitiva da terra. Essa entrega permite uma segurança jurídica para todas as famílias dessa comunidade e ao mesmo tempo a garantia de acesso aos programas de crédito e apoio da agricultura familiar por parte do Incra”, disse.

Retorno à comunidade

Em viagens para expandir os diálogos para a construção da interiorização das políticas antirracistas no Estado, a Seir esteve com uma comitiva técnica no Sítio Arruda, no mês de maio. Na passagem pelo território quilombola, a equipe da Seir conversou com a comunidade; conheceu a realidade das famílias; dialogou com o prefeito da cidade; visitou e conversou com técnicos e educadores da escola quilombola. A viagem proporcionou também a abertura de diálogo com os grupos que desenvolvem ações culturais na comunidade.

Martír Silva destaca que esse momento reflete também em outras comunidades quilombolas do Ceará. “Essa imissão de posse afirma para o povo do Sítio Arruda um sentimento de retorno da resistência, da coragem que tiveram de lutar por sua terra e seu território. E isso reproduz nos outros territórios quilombolas o estímulo de luta e resistência, cria a expectativa positiva das conquistas por direitos, acesso às políticas públicas e da atuação do Estado pelo combate ao racismo e busca pela promoção da igualdade racial se acentuam”.

No âmbito da articulação institucional e política, a Secretaria da Igualdade Racial do Ceará segue buscando o diálogo e alinhamentos com órgãos estaduais, federais e outras instituições na busca pelo respeito, valorização e reconhecimento das comunidades quilombolas do Ceará.

Acompanharam o ato de imissão de posse, pela Seir, a secretária-executiva, Martír Silva, a coordenadora especial de Igualdade Racial, Wanessa Brandão, os orientadores de células Leno Farias e Cristina Quilombola que também representa a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq). Também participaram lideranças do Sítio Arruda, Erivando Santos, superintendente regional do Incra-CE e equipe técnica do Incra, prefeito de Salitre, Dorgival Pereira Filho, o prefeito de Araripe, Cícero Ferreira da Silva, representantes da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Ceará (Cerquice) e famílias quilombolas.