Instituto Centec lança primeiro curso gratuito de Energia Solar Fotovoltaica

7 de agosto de 2023 - 11:30 # # # # # #

Ascom Centec - Texto e Foto

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), por meio do Instituto Centec, está com inscrições abertas para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Energia Solar Fotovoltaica até sexta-feira (11) ou até preenchimento das vagas. O curso é gratuito. As aulas têm início no dia 28 de agosto e serão realizadas no CVTec de São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza).

Com o objetivo de atender uma demanda crescente de profissionais qualificados no setor e contribuir para a transição energética do estado, a iniciativa busca capacitar esses profissionais com as habilidades necessárias para atuar no mercado de energia solar, segmento que vem se destacando no cenário nacional, atraindo investimento, em especial, ao Ceará.

Esse é o primeiro curso do Centec voltado para o setor de energias renováveis. Serão 45 vagas distribuídas em três turnos (manhã, tarde e noite), sendo 15 vagas por turno, com carga horária de 160h e duração de 2 meses de capacitação. Todos os alunos aprovados recebem certificado.

Segundo o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação, Cleyton Monte, a diretoria do instituto reconhece a importância da demanda de empregabilidade sobre o setor de energia solar, com a necessidade de se ter profissionais qualificados, num esforço conjunto com o Governo do Ceará de transição energética e desenvolvimento sustentável.

“As primeiras turmas Centec do curso de Energia Solar Fotovoltaica começam agora em agosto. Neste primeiro momento, em São Gonçalo do Amarante, mas a ideia é futuramente expandir e ofertar o curso para outros municípios do interior do estado, para que esses profissionais qualificados pelo Centec possam estar inseridos nesse esforço do Governo do Ceará de transição energética, com energias limpas contribuindo com o desenvolvimento e a geração de renda local”, enfatiza Cleyton.

O curso é destinado a jovens e adultos que tenham interesse em se capacitar no segmento, profissionais que atuam na área, com conhecimento prévio sobre eletricidade e instalações elétricas, e ensino médio completo. Além disso, os cursos do Instituto Centec priorizam pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e atendam aos requisitos de escolaridade mínima exigidos por cada curso.

Para se inscrever, o aluno deve se dirigir à sede do CVTec de São Gonçalo do Amarante, situado na Rua Estrada da Liberdade, s/n — Liberdade, portando documentação completa exigida e comprovante de cadastro dos programas sociais, para quem possui o cadastro.