“Através do Mais Nutrição e do Vale-Gás nós levamos comida de qualidade para as mulheres e crianças”, destaca diretora de entidade beneficente

8 de agosto de 2023 - 10:22 # # # #

Ascom SPS - Texto e foto

A entidade Casa de Irmãos fica no bairro Cocó e atende as comunidades do Gengibre, Barreiros e Pau Fininho, em Fortaleza. O espaço, que oferta diversas atividades de qualificação profissional e oficinas de arte e cultura, recebeu nessa segunda-feira (7), na Secretaria da Proteção Social (SPS), os tíquetes do Vale-Gás e 30 quilos de alimentos para auxiliar na alimentação e nutrição das mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que frequentam o espaço. A Casa de Irmão é uma dentre as 126 instituições credenciadas pelo Programa Mais Nutrição, que, atualmente, beneficia 94 entidades comunitárias e 32 cozinhas sociais, nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.

Marlene Marta de Albuquerque é diretora da casa e lembra que as doações do Mais Nutrição têm possibilitado o acesso a uma alimentação saudável para o público que frequenta a entidade. “Através do Mais Nutrição, nós levamos comida de qualidade para as mulheres e crianças que atendemos. E hoje, além dos alimentos, saímos daqui com os tíquetes do Vale-Gás, que é um complemento de extrema importância para que possamos continuar proporcionando uma alimentação de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade que nos procuram”, ressaltou.

A secretária Onélia Santana, titular da SPS, destacou que foi entregue, na tarde dessa segunda-feira (7), mais de 6 mil quilos de alimentos não perecíveis para as entidades beneficentes do Mais Nutrição. “Quero dizer para cada um de vocês que está aqui que as nossas mãos estão entrelaçadas e que essa missão de combater a fome é nossa. Juntos, seguiremos firmes neste propósito de construir um Ceará sem fome e com oportunidade para todos. Sem os permissionários da Ceasa, nossas técnicas da Segurança Alimentar e sobretudo, sem o terceiro setor, não poderíamos fazer esse trabalho tão bonito e que vem transformando a vida de tantas famílias atendidas através das entidades e cozinhas sociais”, reiterou a titular da pasta.

Os alimentos doados foram arrecadados em campanhas realizadas pela Secretaria da Cultura, com o Ingresso Solidário, e pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Mais Nutrição

Na ocasião, Onélia Santana entregou placas do Mais Nutrição alusiva aos quatro anos do projeto para cada uma das entidades atendidas pelo programa. A secretária lembrou que o edital para se inscrever no Programa Mais Nutrição já está aberto. Para se inscrever basta acessar o link aqui.

Cleciana Arruda coordena a Cozinha Popular do bairro Serrinha, na Capital, e é uma das beneficiárias do Mais Nutrição. “Esse programa faz muita diferença para as pessoas que atendemos. Temos um público bem variado dentre os nossos beneficiários, desde pessoas com deficiência física e intelectual, a pessoas da comunidade LGBT+ que se encontram em vulnerabilidade, assim também como pessoas em situação de rua”, frisou Cleciane Arruda.

Na primeira semana de agosto, já foram distribuídos 210.665 vales, beneficiando cerca de um milhão de pessoas dos 184 municípios cearenses. Cada tíquete corresponde a uma recarga gratuita de um botijão de gás de 13 quilos. Criado pelo Governo do Ceará, o Vale-Gás Social é política pública permanente e contempla as famílias mais necessitadas do estado.