Comissão do Ceará participa do Encontro Nacional Água, Educação e Meio Ambiente

8 de agosto de 2023 - 16:57 # # # #

Ascom Seduc - Texto e Foto

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) foi representada no Encontro Nacional Água, Educação e Meio Ambiente, realizado em Brasília, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto. O evento foi promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com o Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e a Coordenação-geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade do Ministério da Educação (MEC).

A Seduc é membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) do Ceará, que foi criada como órgão colegiado com a função de contribuir para a consolidação de políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental. Também participam da Comissão a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e organizações da sociedade civil.

O Encontro reuniu equipes técnicas dos estados e do Distrito Federal, que atuam na implementação das Políticas Públicas de Educação Ambiental e de Educação na Gestão de Recursos Hídricos, a fim de articular e planejar ações integradas e conjuntas nos respectivos territórios de atuação. As atividades incluíram palestras, mesas-redondas, debates, sessões práticas e oportunidades de interação entre os estados. Além disso, foi realizada uma visita técnica à sala de situação da ANA.

O Encontro tratou das políticas públicas de Educação Ambiental no Brasil, com vistas ao fortalecimento das CIEAS. O Ceará foi representado pela professora Lindalva Cruz, assessora de Educação Ambiental da Seduc; pelo coordenador da CIEA do Ceará e orientador da Célula de Articulação Social da Sema, Milton Alves; e pela presidente da ONG Grupo de Interesse Ambiental, Cláudia Bezerra.

Lindalva Cruz enaltece a ação consistente da CIEA do Ceará ao longo dos anos. “O Ceará não parou suas atividades, mesmo no período da pandemia, e reforçou junto aos estados o compromisso com práticas sustentáveis, proporcionando diálogos construtivos e estímulo a iniciativas voltadas para a Educação Ambiental. Tive a oportunidade de apresentar o Programa Selo Escola Sustentável, que foi muito bem visto pelos demais estados brasileiros”, ressalta.

Sobre a CIEA

No Ceará, a CIEA é composta por um colegiado de 22 instituições, entre representantes do poder público, universidades, entidades educacionais e ambientais, e pela sociedade civil. A coordenação da CIEA no Ceará é feita tanto pela Sema, responsável pela educação não-formal, como pela Seduc, responsável pela educação formal. As duas secretarias se alternam na coordenação da Comissão a cada 2 anos.