Seminário reúne professores de escolas indígenas para debater violência contra a mulher

8 de agosto de 2023 - 14:15 # # # #

Ascom Seduc - Texto

Nesta quarta e quinta-feira (9 e 10), ocorrerá o Seminário Preparatório para a Semana Diana Pitaguary, evento que tem como finalidade debater, no âmbito das escolas indígenas da rede pública estadual, a temática da violência contra a mulher, o feminicídio e a importunação sexual. A ação é fruto de parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc), a Articulação das Mulheres Indígenas no Ceará (Amice), a Organização dos Professores Indígenas do Ceará (Oprince), o Centro de Pesquisa e Assessoria Esplar e a Associação para Desenvolvimento Local co-produzido (Adelco).

O seminário será realizado em Fortaleza e contará com a presença de professores e coordenadores das 39 escolas indígenas da rede estadual, além de representantes de sete unidades de ensino de redes municipais. A programação abrange palestras e rodas de conversas, que serão mediadas por profissionais da Seduc, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), do Instituto Maria da Penha e da Casa da Mulher Brasileira.

Após o encontro preparatório, o tema será trabalhado nas escolas indígenas. O intuito da mobilização é promover a construção de debates e metodologias que venham a contribuir para uma prática mais efetiva e contínua no enfrentamento à violência doméstica. Entende-se que a escola está associada à comunidade e tem como papel fundamental a reflexão e a transformação social.

A Semana Diana Pitaguary se pauta na Lei nº 17.041, de 10/10/2019 (Lei Diana Pitaguary), que faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará.