Fortaleza apresenta redução de 25,6% nas mortes violentas nos primeiros sete meses de 2023

9 de agosto de 2023 - 13:24 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

O trabalho desempenhado pelas Forças de Segurança culminou na redução de 25,6% nas ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na cidade de Fortaleza no período entre os meses de janeiro e julho deste ano, comparado ao mesmo período de 2022. Ao todo, foram 386 CVLIs registrados na Capital cearense nos sete primeiros meses, contra 519 casos ocorridos no mesmo intervalo do ano passado. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Em todo o território cearense, os números de CVLIs também apresentaram uma redução de 6,3% nos sete primeiros meses de 2023 em relação ao mesmo período no ano anterior. Enquanto janeiro e julho de 2022 foram 1.738 casos, nos sete primeiros meses de 2023, foram 1.629 ocorrências em todo o Ceará.

Para o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, as constantes reduções são resultado dos esforços das Forças de Segurança que seguem atuando com base em estatísticas criminais da Supesp, além de utilizarem ferramentas tecnológicas e de inteligência. “Essa redução é fruto do trabalho que nós seguimos desenvolvendo, utilizando fortemente o trabalho das inteligências e das Forças de Segurança do Estado. Ao mesmo tempo, temos buscado reduzir ainda mais os crimes, bem como garantir uma maior sensação de segurança. Seja através de anúncios feitos pelo governador no que pertine ao chamamento das turmas dos concursos, como em breve teremos o concurso do Corpo de Bombeiros. Além disso, estamos ainda formatando o acordo de cooperação com o estado da Paraíba. Queremos estender para outros estados do Nordeste. Somando tudo a isso, queremos cada vez mais buscar uma redução desses índices, seja de crimes violentos, seja de crimes patrimoniais. A tendência é que cada vez mais consigamos trazer mais tranquilidade e segurança para a população cearense”, destacou.

Julho

Considerando apenas o mês de julho deste ano, a redução em Fortaleza foi de 13,2%, com 59 mortes violentas registradas. Em julho do ano passado, a Capital cearense registrou 68 casos. A redução também se estendeu para a Região Metropolitana. Enquanto em julho de 2022 foram registrados 76 casos, no mesmo período em 2023, foram 65 ocorrências na RMF. A queda também se estendeu para todo o Estado, que apresentou uma redução de 5,8% nos CVLIs. Foram 242 ocorrências em julho deste ano, contra 257 no mesmo mês de 2022.