Ceará celebra a Festa de Iemanjá em diversos municípios

10 de agosto de 2023 - 15:04 # # # #

Ascom Secult - Texto

O evento tradicional da cultura e religiosidade afro-brasileira reúne os povos de terreiro, filhos de Iemanjá, e admiradores da religiosidade e ancestralidade.

O Ceará se prepara para cinco dias de celebração entre as diversas religiosidades. A Festa de Iemanjá, atividade cultural e religiosa afro-brasileira firmada no calendário de festividades da capital e de diversos municípios cearenses, reforça o respeito, a preservação da cultura, a memória e a ancestralidade. Dedicado à Rainha do Mar, o evento é enraizado na herança afro-brasileira e celebrado anualmente em 15 de agosto.

Após dois anos de interrupção devido à pandemia, a Festa de Iemanjá está de volta no formato presencial, com uma programação diversificada que envolve crenças, tradições, além de promover a compreensão e interação entre as diferentes religiosidades. As celebrações iniciam no sábado (12), no Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, e se estendem ao longo da semana, até o dia 17, com momentos de agradecimento, homenagens, apresentações de grupos de afoxés, atividades culturais e debates enriquecedores nas praias e centros culturais. A Feira de Empreendedorismo Negro também será destaque no TJA, incentivando o apoio à comunidade empreendedora afrodescendente.

Este ano, a Festa de Iemanjá carrega o tema “Tradição e Luta pelos Direitos e Garantias do Patrimônio Imaterial do Estado do Ceará”, refletindo a importância cultural e histórica do evento. A atividade conta com o apoio das secretarias da Cultura e da Igualdade Racial do Ceará, e realização do Movimento Umbanda Cearense.

Martír Silva, secretária-executiva da Igualdade Racial do Ceará (Seir), ressalta que a celebração da Festa de Iemanjá é mais que um ato de religiosidade, é um compromisso com a preservação das raízes culturais, memória, ancestralidade e a promoção da diversidade. “A Festa de Iemanjá, que já é um patrimônio imaterial da cidade de Fortaleza, independentemente disso, é também uma referência das tradições de matriz africana e afro-brasileira aqui no Ceará, que remonta há quase meio século. É uma festa que transcende seu aspecto religioso, centrado na cultura e religiosidade de terreiro, mas que hoje se constitui uma atividade muito importante na cidade e que se espalha cada vez mais pelo interior do Estado”, enfatiza.

A programação começa em grande estilo no sábado (12), às 16h, no Theatro José de Alencar, em uma celebração de respeito, diversidade e identidade cultural com representantes das associações e instituições que compõem o Comitê Gestor das Expressões Culturais Afro-brasileiras da Secretaria da Cultura do Ceará. Além disso, o evento contará com apresentações culturais do Afoxé Filhos de Oyá (18h) e do Grupo Cultural Toque de Senzala, às 19h, no Palco Principal do TJA, além de Feira de Empreendedorismo Negro e das Manifestações Culturais Afro-brasileiras, das 16h às 20h, no Pátio Nobre do equipamento.

Entre os destaques do primeiro dia de atividades, das 16h às 17h, o evento trará falas da Mãe Tecla do Caboclo Tupinambá, Mestre da Cultura Pai Neto Tranca Rua, Mãe Taquinha de Oyá, Mãe Bia Pomba Gira, Mãe Rosa de Xangô (Aracati), Mãe Gardênia de Iansã, Pai Jairo de Ogum (Camocim), Pai Dodô, Pai Bernardo de Oxóssi e Diego Carvalho (Aracati). Integram ainda a programação no Theatro José de Alencar os grupos culturais Toque de Senzala, às 18h, e os Filhos de Oyá, às 19h, que se apresentarão no Palco Principal.

Nas águas

Na segunda-feira (14), a partir das 15h, o Aterro da Praia de Iracema recebe a tradicional Festa de Iemanjá, realizada pelo Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará. O evento conta com a parceria do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Integram a atividade, as apresentações artísticas do grupo Cultural Toque de Senzala, homenagens dos povos de terreiro, além da tradicional entrega de oferendas.

A festividade continua na terça-feira (15), a partir das 12h30, também no Aterro da Praia de Iracema, com as apresentações do Coco das Goiabeiras Rainha do Mar, de grupos Culturais, da Dança Cigana com as Ciganas Kassandra e Shoraya, acolhida dos Terreiros, falas institucionais e a chegada da imagem de Iemanjá na jangada, seguida de homenagem à orixá. Às 17h, acontece a saída da jangada com as oferendas para Iemanjá, a ser entregue à risca do mar, acompanhada com pontos cantados (cânticos) executados pelo cantor Dgal Solo.

“A celebração da Festa de Iemanjá é um ato político do movimento social da Umbanda no Estado do Ceará, que vem a cada ano ganhando visibilidade e respeito da população cearense. É uma festa que expressa a força da espiritualidade, a organização social dos povos de terreiros e da manifestação cultural e religiosa afro-brasileira cearense”, ressalta Rosana Marques, coordenadora de Diversidade, Acessibilidade e Cidadania Cultural da Secult.

Em Fortaleza, a festividade cultural e religiosa afro-brasileira também ocorre na Praia do Futuro, sendo realizada pela União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM). A programação celebra os 58 anos de Fé e Tradição “Iemanjá com amor, fé e devoção pedimos a vossa proteção”. Com concentração na Barraca de Zé Praia (Av. Zezé Diogo, 2551 – Próximo ao Clube dos Engenheiros), a atividade ocorrerá nos dias 14 e 15 de agosto. O público poderá conferir a programação de abertura das atividades, dia 14, a partir das 18h, que inclui falas institucionais, apresentações culturais com a cantora Lorena Lyse no show “Um Canto de Amor à Iemanjá”, com o Afoxé Filhos de Oyá, além de trabalhos mediúnicos, acolhimento das caravanas que chegam de Fortaleza e do interior do Estado, e entrega das oferendas para Iemanjá.

Ainda na terça-feira (15), a partir das 8h, as homenagens seguem com a apresentação do Hino da Umbanda e o cortejo com a imagem da Rainha do Mar, saindo da sede provisória da União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), na Rua Castro e Silva, 920, centro de Fortaleza e seguindo para Praia do Futuro. Durante todo o dia, ocorrerão apresentações culturais do Afoxé Acabaca, com a participação de Ivaldo Paixão, e do Grupo Saravá Saravá Umbanda, com Pai Nucelio. O encerramento ocorrerá às 18h, na Praia do Futuro, com a entrega das oferendas para a Iemanjá. Na ocasião, serão entregues os certificados de participação da 58° Festa de Iemanjá da Praia do Futuro.

Nos palcos

O Theatro José de Alencar recebe novamente a IV Festa de Iemanjá, no dia 17 de agosto, com a Roda de conversa “Mulheres Águas: a força ancestral das mulheres àguas” no Foyer (Sala Izaíra Silvino), contando com a participação de Mãe Patrícia Adjoke e Rosillene Aires, e a mediação de Nivia Tôrres. Na Calçada do equipamento, às 17h30, haverá apresentação artística do Maracatu de Aracati (Associação Umbandista Milenar Região Jaguaribana).

A Festa de Iemanjá foi incluída no calendário de eventos do Ceará por meio da Lei 17.104, de 14 de Novembro de 2019 e as celebrações se repetem por diversas cidades litorâneas do Estado: Aracati, Itapipoca, Aquiraz, Camocim entre outras.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA DE IEMANJÁ – Rainha do Mar

IV Festa de Iemanjá

Theatro José de Alencar

12 de agosto de 2023

Local: Theatro José de Alencar

Às 16h, Foyer (Sala Izaíra Silvino), Mesa de Abertura

Festa de Iemanjá – “Tradição e Luta pelos Direitos e Garantias do Patrimônio Imaterial do Estado do Ceará”.

16h – Abertura com falas de Mãe Tecla do Caboclo Tupinambá, Mestre Pai Neto Tranca Rua, Mãe Taquinha de Oyá, Mãe Bia Pomba Gira, Mãe Rosa de Xangô (Aracati), Mãe Gardênia de Iansã, Pai Jairo de Ogum (Camocim), Pai Dodô, Pai Bernardo de Oxóssi e Diego Carvalho (Aracati)

18h, Palco Principal, apresentação Grupo Cultural Toque de Senzala

19h, Palco Principal, apresentação Filhos de Oyá

16h às 20h, Pátio Nobre, a feira de Empreendedorismo Negro e das Manifestações Culturais Afro-brasileiras.

17 de agosto de 2023

Local: Theatro José de Alencar (projeto “Theatro de Portas Abertas”)

15h, Foyer (Sala Izaíra Silvino), Roda de Conversa Festa de Iemanjá – “Mulheres Águas: A força ancestral das mulheres Águas”. Participação: Mãe Patrícia Adjoke e Rosillene Aires. Mediação: Nivia Tôrres.

17h30, na Calçada, apresentação artística do Maracatu de Aracati (Associação Umbandista Milenar Região Jaguaribana).

Praia de Iracema

14 de agosto

Abertura da Tradicional Festa de Iemanjá no Aterro da Praia de Iracema

Local: Aterro da Praia de Iracema

às 18h

18h – acolhida (10 min)

18h10 – Falas institucionais:

18h10 – Pro Terreiro – (Mestre pai Neto)

18h15 – Associação Cultural de Umbanda Rainha Justiça (Pai Raimundinho Dente de Ouro);

18h20 – Associação Cultural Afro Brasileira Pai Luiz de Aruanda (Pai Ricardo de Xangô e Mãe Bia);

18h25 – Associação Espírita de Umbanda São Miguel (Carla Vanessa);

18h30 – Sociedade Espiritual de Umbanda Caboclo Índio (Pai Iran);

18h35 – Pai Varela;

18h40 – Secretário Municipal de Cultura de Fortaleza ( Dr. Elpidio Nogueira);

18h50 – Apresentação Cultural Grupo Cultural D’Passagem (30 min);

19h20 – início da Gira (ritual) em homenagem a Rainha do Mar (3h40min);

23h – Primeira oferenda para Iemanjá.

15 de agosto

8h30 – Coco das Goiabeiras Rainha do Mar

9h30 – Grupo Cultural

10h30 – Grupo Cultural Toque de Senzala

11h30 – Dança Cigana com a Cigana Kassandra e a Cigana Shoraya (60min)

12h30 – Acolhida dos terreiros, falas institucionais e chegada da imagem de Yemanjá na jangada

14h – Gira de Caboclo, Marinheiros, Reis, Rainhas, Príncipes e princesas em homenagem à mãe Iemanjá

17h – Saída da jangada com as oferendas para a nossa Mãe Iemanjá a ser entregue na risca do mar, acompanhado com pontos cantado (cânticos) pelo o cantor “DGAL SOLO”

18h – Encerramento.

Praia do Futuro

DIAS 14 E 15 DE AGOSTO DE 2023

Tradicional Festa de Iemanjá 2023

58 anos de Fé e Tradição.Iemanjá com amor, fé e devoção pedimos a vossa proteção.

Concentração: Barraca de Zé Praia (Palco Principal).

Endereço: Av. Zezé Diogo, 2551, Praia do Futuro (Prox. ao Clube dos Engenheiros).

14 de Agosto

18h – Abertura oficial da Festa de Iemanjá, com a presença da diretoria da União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum) e centros associados

18h30 – Falas institucionais : prefeitura Municipal de Fortaleza, Governo do Estado do Ceará e Fala da Ìyálòrìsà Kelma Yemọjá Ifáponlè

19h -apresentação Cultural com Lorena Lyse em “Um canto de amor á Iemanjá”

19h30 – apresentação cultural do afoxé filhos de Oyá

20h30 – Início dos trabalhos mediúnicos em frente ao palco principal.Com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oyá.

21h – Acolhimento das Caravanas que chegam de Fortaleza e do interior do Estado.

22h30 – Encerramento no palco principal com a entrega das oferendas para Iemanjá.

15 de Agosto

8h -Abertura com o Hino Nacional e o Hino da Umbanda.

9h – Saída do Cortejo com a imagem da Rainha do Mar da sede provisória da União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), na Rua Castro e Silva, 920 – Centro – Fortaleza, até a Praia do Futuro.

-Durante todo o dia será entregue os certificados da 58 ° Festa de Iemanjá na praia do futuro

9h às 12h – Presença do Cuca Ambiental, programa da Rede Cuca.

10h – Chegada da Imagem de Iemanjá ao palco principal.

10h15 – Abertura do evento com a presença da diretoria da Uecum.

11h- Apresentação Cultural do Afoxé Acabaca com a participação de Ivaldo Paixão.

12h – Início dos trabalhos em frente ao palco principal com o Centro Preta Mandinga do Pai Wagner de Iemanjá

13h às 16h – Presença de autoridades do Município e do Estado.

17h – Apresentação do grupo Saravá Saravá Umbanda com Pai Nucelio.

Entrega das Oferendas para a Iemanjá. 18h Encerramento no Palco principal