Experimentos cênicos montados durante o projeto aBarca em 2022 realizam partilha de processo na Porto Iracema das Artes

10 de agosto de 2023 - 13:26 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto e Foto

Estudantes que participaram do projeto aBarca em 2022 e montaram os experimentos cênicos “Moquém – Banzeiro” e “Baile Incena” partilham, no próximo dia 16 de agosto (quarta-feira), os processos criativos das obras na programação de dez anos de atividades da Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). A atividade ocorre às 19h em formato gratuito e aberto ao público e convida pessoas interessadas a entenderem mais sobre o processo de desenvolvimento das experimentações cênicas.

O aBarca é um programa que expande as ações formativas da Porto Iracema das Artes para o interior do Ceará com objetivo de alcançar mais jovens para formação em artes, novos territórios e projetos que pulsam para além da Capital. Na edição 2023, nove localidades além de Fortaleza serão contemplados com as ações.

“Voltar para a Porto após 8 meses de finalização do aBarca é muito gratificante e é com orgulho que estou aqui para partilhar este momento que foi muito marcante durante todo o Percurso Básico de Teatro. A experiência ficará para a vida toda. Cada dia mais busco evoluir diante de tudo o que vivi e aprendi, me sinto lisonjeado de estar mais uma vez na Porto Iracema das Artes, e desta vez, com algo maior e mais preparado para estar repassando as experiências estudadas, trabalhadas e vividas!”, comenta o participante do projeto aBarca de Caucaia, Jardel Anacé.

“Fiz parte da aBarca 2022, no Napaz – Núcleo de Ação pela Paz, que fica na Comunidade Vicente Pinzón em Fortaleza. Participar do processo do aBarca no bairro em que me criei e vivo foi uma grande conquista e incrível para o meu crescimento pessoal e artístico. Hoje em dia vemos os programas da Porto Iracema chegando em locais onde não víamos antes, principalmente dentro do nosso bairro, foi uma conquista muito grande. Sabemos que sem esses programas muitas pessoas não teriam a visão que podem se incluir dentro de institutos e projetos como este. O projeto foi montado e cada ato foi construído ao lado da nossa querida Lídia dos Anjos, que no final nos direcionou para a contribuição de um espetáculo incrível e satisfatório para todo o grupo final chamado Baile Incena.”, conta Luana Ferrer, participante do aBarca realizado em Fortaleza, no bairro Vicente Pinzón.

A partilha de processo a ser realizada pelos estudantes faz parte da #OcupaPorto10Anos, uma ocupação que reúne diversas apresentações e diálogos com artistas que participaram ou ainda estão fazendo parte dos programas formativos da Escola.

Sobre o aBarca

É um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Partilha de processo dos experimentos cênicos “Moquém – Banzeiro” e “Baile Incena”
Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes
Quando: 16 de agosto de 2023 (quarta-feira)
Horário: 19h
Gratuito e aberto ao público