Funcap lança edital com R$ 6 milhões para estímulo ao empreendedorismo acadêmico

10 de agosto de 2023 - 16:43 # # # # #

Ascom Secitece - Texto e Foto

A Funcap, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), lança o Edital 05/2023 – Funcap Programa Pesquisador Empreendedor – Formação de Spin-Offs Acadêmicas. Serão selecionados projetos de até R$ 600.000,00 com potencial de inserção no mercado e geração de impacto socioeconômico para o Ceará, especialmente em temas prioritários ou considerados disruptivos para o estado.

As spin-offs são empresas que se originam nas universidades a partir de inovações resultantes de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D & I) que já apresentam elevado nível de maturidade tecnológica.

Um dos principais objetivos do edital é fortalecer o empreendedorismo acadêmico, contribuindo para a superação dos desafios na transição do ambiente da universidade para o mercado.

Além da concessão de recursos não-reembolsáveis, as propostas selecionadas receberão mentorias especializadas em modelagem e desenvolvimento de negócios. O financiamento poderá ser usado para despesas de capital (material permanente e equipamentos), custeio (serviços de terceiros, despesas com importação, passagens, diárias e reformas) e bolsas de inovação tecnológica.

Podem concorrer ao edital pesquisadores(as) vinculados(as) a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) sediadas no Ceará que realizam (ou se proponham a realizar) atividades direcionadas para a formação de spin-offs fundamentadas em P, D & I.

O envio de propostas em formulário eletrônico pode ser feito até o dia 11 de setembro. Já o prazo final para entrega das propostas impressas na Funcap é o dia 12 de setembro. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 10 de novembro. A íntegra do edital está disponível aqui.