Secretarias da Juventude, Povos Indígenas e Igualdade Racial realizam seminário com exibição de minidocumentários para jovens no Dragão do Mar

11 de agosto de 2023 - 16:37 # # # #

Sara Souza - Ascom Igualdade Racial - Texto

As secretarias estaduais da Juventude (Sejuv), dos Povos Indígenas (Sepin) e da Igualdade Racial (Seir) vão realizar uma mostra audiovisual no “Seminário de Protagonismo das Juventudes do Ceará”. O objetivo é celebrar o “Agosto da Juventude”, mês de visibilidade para as demandas dos jovens. O evento terá a exibição de minidocumentários produzidos por jovens indígenas, negros, quilombolas, de terreiro e de periferias. O evento, apoiado pela Secretaria da Cultura (Secult) e Instituto Dragão do Mar (IDM), será realizado no Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no dia 18 de agosto. A mostra será aberta ao público jovem, mediante inscrição.

O “Protagonismo das Juventudes do Ceará”, com a exibição de 12 curtas-metragens, terá a participação dos jovens que produziram os filmes no cine debate: “Protagonismo juvenil e narrativas antirracistas através do audiovisual”. A programação conta ainda com a participação do DJ Rafael Anacé, da taba dos anacés. As inscrições poderão ser realizadas através do link .

Representatividade jovem

Os documentários, produzidos trazem temáticas voltadas para a diversidade jovem; sobre as vivências, culturas e cotidiano. Histórias diversas que retratam dilemas do dia-a-dia, mas que também resgatam a ancestralidade, com representatividade indígena, quilombola, periférica, narrativas sobre sonhos e lutas que representam as vidas de milhares de jovens do Ceará e do Brasil.

Projeto antirracista

A amostra de minidocumentários é resultado do projeto: “Ações para Superação do Racismo Institucional e Fortalecimento das Juventudes”. A atividade foi realizada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas da Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), órgão que era vinculado à Secretaria de Proteção Social, políticas que hoje fazem parte da Seir. Mais de 200 jovens participaram da formação, no ano passado.

Exibição

Guerra das caixas (Aquiraz/ zona rural); Apenas se percebendo (Bom Jardim/Fortaleza); Favela é lugar de paz (Cidade Jardim/ Fortaleza), O lutador (Conj Palmeiras/Fortaleza); Meu querido Quilombo (Quilombo Negro Cazuza/ Horizonte); Comparações do Enem (Fortaleza/ Jangurussu); Diga não ao racismo (Quilombo de Itapebussu/ Maranguape); A crença de nós (Projeto vida: nas teias da cultura/ Sobral); Nossos passos vem de longe (Uece); Sonhos possíveis (União doa jovens do Vicente Pizón/ Fortaleza); Rotas (Taba dos Anacés/ Caucaia), Praticas culturais do povo Pitaguary (Povo Pitaguary/ Maracanaú).

Serviço

Seminário: Protagonismo das Juventudes do Ceará
Dia 18 de agosto (sexta-feira)
Centro Dragão do Mar SALA 2 – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Horário: 14h
Gratuito: inscrições no link