Seminário evidencia cuidado do Estado com a multiplicidade de infâncias

12 de agosto de 2023 - 09:40 # # # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Claúdio Rocha - Ascom SPS - Foto

“É extremamente importante esse momento de troca com os 184 municípios cearenses. Cada técnico, gestor e visitador que atua na ponta da política da Assistência Social e que faz com que os nossos programas e projetos cheguem às famílias mais vulneráveis do Estado do Ceará são uma ponte para que esse trabalho siga chegando a casa dos que mais necessitam. Hoje, além do Seminário, tivemos um momento importante com a posse dos membros do Comitê Interestadual da Primeira Infância, que são representantes das Secretarias da Saúde, e da Igualdade Racial”, destacou a titular da SPS, Onélia Santana, na abertura do Seminário da Primeira Infância, que ocorre durante todo o dia, nesta sexta-feira (11).

A Cacica Irê, Juliana Alves, secretária dos Povos Indígenas do Ceará, ressaltou a importância da política da Proteção Social dentro dos territórios indígenas. “Nossas crianças precisam ter acesso ao lazer, à saúde e à educação, como qualquer outra criança, e se hoje estas políticas estão avançando é graças a ação de gestores comprometidos com esta causa, assim como a secretária Onelia Santana, que tem esse olhar mais atento aos nossos territórios”, lembrou a Cacica, que também pontuou: “Os povos indígenas enfrentaram nos últimos anos uma política de extermínio e incluir nossos territórios nas políticas públicas é essencial  para nossa sobrevivência e dignidade”.

A professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e cientista chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Márcia Machado, conduziu a palestra “A Parentalidade Positiva na Prevenção da Violência” e ressaltou a importância do Estado apoiar e incentivar pesquisas que orientem os gestores públicos  na elaboração  de programas e projetos  de transferência  de renda  para atender às  pessoas em situação  de vulnerabilidade social.

Pesquisa e estratégia

“Nosso trabalho é orientar através de pesquisa as melhores estratégias para atender essa parcela da população. Identificamos em nosso trabalho, 93 mil famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância e conseguimos mapear as zonas de maior risco em relação à insegurança alimentar e de difícil acesso aos serviços públicos dentro de áreas urbanas e rurais de todo o Estado do Ceará. A partir desses resultados é que orientamos a SPS para que desenvolva ações a curto, médio e longo prazo”, complementou a professora.

“A infância precisa ser vista com a real importância que ela deve ter. Temos construído diversas parcerias com as demais secretarias para que as crianças quilombolas, indígenas, ciganas e de outros grupos minoritários tenham possibilidade de acesso para que se tornem adultos em uma sociedade que respeita e promove sua cidadania e seus direitos. Nós avançamos na construção desta cidadania quando promovemos políticas públicas nestes territórios, e hoje, através do programa Mais Infância estamos efetivamente levando acesso ao lazer e cidadania para nossas crianças”, apontou Martír Silva, secretária-executiva da Igualdade Racial. Ela comemorou a inauguração, na próxima semana, da primeira brinquedopraca em um território quilombola.

Também presente no seminário, Tamara Machado, secretária de Assistência Social do município de Piquet Carneiro e presidenta da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDM-CE), enfatizou a importância do Programa Mais Infância e do Seminário da Primeira Infância. “Em Piquet Carneiro, nós temos 200 famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância e sete visitadores do Criança Feliz. Diariamente, levamos atendimento para as casas destas famílias e temos visto um salto muito positivo no desenvolvimento de suas crianças. Estar aqui hoje e poder ter tantas trocas positivas com os outros municípios e com os gestores destas políticas nos inspira a seguir lutando pelo futuro das nossas crianças”, concluiu.