Bombeiros resgatam cachorro do mato e filhote em ações distintas na Capital e em Aracati

14 de agosto de 2023 - 17:17 # # # # #

Ascom CBMCE - Texto e Foto

Um cachorro do mato dentro de uma igreja e um filhote de cão preso entre duas paredes. As situações inusitadas foram algumas das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), nesse domingo (13), no bairro Edson Queiroz e na cidade de Aracati, nas Áreas Integradas de Segurança 7 e 21 (AIS 7 e 21) de Fortaleza e do Estado, respectivamente. Os animais foram tratados com cuidado pelos profissionais e saíram ilesos.

A primeira ocorrência aconteceu no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. Por volta das 11h20, a 2ª Companhia do 1º Batalhão de Busca e Salvamento (2ª Cia /1º BBS) do Corpo de Bombeiros foi acionada para realizar o resgate de uma raposa que se encontrava dentro de uma igreja do bairro. O animal, bastante assustado, na verdade, era um cachorro do mato. Ele estava saudável e foi levado para uma unidade de preservação ambiental em segurança.

Cerca de uma hora depois, uma moradora de Aracati acionou a equipe da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Busca e Salvamento (3ªCia /3º BBS) para realizar o resgate de um filhote que estava preso entre duas paredes. O cãozinho de rua, que ainda não tem nome, foi retirado da situação em que se encontrava com um buraco feito em uma das paredes e entregue aos cuidados da solicitante.

Balanço anual

O resgate de animais silvestres e domésticos é uma das atividades rotineiras do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). De acordo com os dados da corporação, somente nos primeiros sete meses, foram 7.098 resgates em todo território cearense, um aumento de 13% em comparação ao mesmo período do ano passado.

As espécies mais resgatadas são as cobras jiboias, seguidas por felinos, cães, iguanas e cassacos. Ainda conforme a corporação, no mesmo período, o CBMCE resgatou 6.252 animais em 2021, 5.217 em 2020 e 3.926 em 2019.