Funcap lança edital exclusivo para áreas de Ciências Humanas

16 de agosto de 2023 - 16:07 # # #

Ascom Funcap - Texto

A Funcap, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), informa o lançamento do Edital 07/2023 – Funcap Pró-Humanidades.

Com duração de 24 meses e valor total de R$ 4 milhões, a iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a inovação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Serão apoiados projetos orientados à produção de conhecimento científico para enfrentamento de desafios nacionais, em especial para o benefício de populações em situação de vulnerabilidade.

As propostas deverão ser inseridas em uma das seguintes linhas de pesquisa:

– Temas livres em Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes;

– Impacto das novas tecnologias nas atividades humanas, desenvolvimento humano e social;

– Políticas públicas para inovação e desenvolvimento econômico sustentável e/ou de promoção da cultura;

– Comunicação pública/Divulgação científica;

– Estudos sobre ações afirmativas, LGBTQIA+, gênero, acessibilidade, inclusão e povos originários.

Podem concorrer equipes de pesquisa com vínculo em Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) de todo o Ceará que possuam, dentre seus membros, no mínimo, dois doutores – sendo um deles o coordenador do projeto. O financiamento para cada projeto é de até R$ 100 mil.

Os recursos podem ser usados para itens de custeio (material de consumo, serviços de terceiros, despesas acessórias de importação, passagens, diárias, conserto e manutenção de equipamentos e publicação em revistas científicas), itens de capital (equipamentos, material permanente e material bibliográfico) e Bolsas de Apoio Técnico (BAT).

O período para submissão das propostas é de 25/08 a 15/09. A íntegra do edital está disponível aqui