Obra do Novo PAC, aviso licitatório para duplicação da BR-116 no Ceará é publicado no Diário Oficial da União

16 de agosto de 2023 - 17:01 # # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Foto

 

Uma das obras destinadas para o Ceará com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a duplicação do trecho da BR-116 até o município de Tabuleiro do Norte, teve aviso licitatório do primeiro lote publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (16). Pela modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), a extensão que será trabalhada neste primeiro momento, no Lote 1, tem aproximadamente 22km, entre Pacajus e a localidade de Timbaúba dos Marinheiros, próxima ao Triângulo de Chorozinho.

O governador Elmano de Freitas destacou mais uma melhoria que irá chegar para o povo cearense, trazendo mais segurança e agilidade para os motoristas. “É mais um importante passo para a concretização de uma obra tão importante para os cearenses. Essa foi uma das primeiras demandas que apresentei ao presidente Lula. A solicitação foi então incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. Em reunião, realizada nesta terça-feira (15), em Brasília, ajustei os últimos detalhes com o ministro dos Transportes, Renan Filho. A obra irá colaborar para o Ceará contar com uma estrutura viária em melhores condições e assim possibilitar uma integração mais eficiente das nossas rodovias. É mais segurança para os motoristas e mais agilidade para o transporte de mercadorias”, disse.

Até o fim deste ano devem ser lançados os editais de licitação de mais dois trechos de duplicação da BR-116 no Ceará: de Timbaúba dos Marinheiros (Chorozinho) a Cristais (Cascavel), como Lote 2, e de Cristais (Cascavel) a Boqueirão do Cesário (Beberibe), como Lote 3.

Novo PAC

Além da duplicação da BR-116, o Ceará irá receber diversas obras estruturantes através do Novo PAC, tais como a adequação do Anel Rodoviário de Fortaleza – BR-020; ferrovia Transnordestina; duplicação do Eixão das Águas do Ceará; Cinturão das Águas do Ceará – Trecho I; ramal do rio Salgado; construção da barragem Lago de Fronteiras; e retomada de construção de mais unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.

Desta forma, o estado contará com aporte no valor de R$ 73,2 bilhões em obras de infraestrutura e equipamentos, a maioria com estimativa de aplicação até 2026.