Semace discute a gestão da qualidade do ar no Nordeste

16 de agosto de 2023 - 15:56 # # #

Ascom Semace - Texto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participoou de uma reunião organizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), nesta quarta-feira (16), para discutir a gestão da qualidade do ar na região Nordeste. A autarquia foi representada por Liliane Guedes, gerente de Análise e Monitoramento (Geamo), e Luiz Correia, fiscal ambiental.

O encontro aconteceu virtualmente e teve como objetivo apresentar uma visão geral sobre a gestão da qualidade do ar na região, e facilitar a troca de informações entre as instituições presentes. O Fundo de Defesa Ambiental, uma organização sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos, também participou.

Cada organização teve um tempo de 20 minutos para apresentar sobre a gestão da qualidade do ar em sua região, incluindo a situação atual, perspectivas futuras e principais desafios. A Semace apresentou o projeto PMQAr-CE, voltado para o monitoramento, pesquisa e inovação da qualidade do ar no Ceará.

O secretário de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Felicio Maluf Filho, participou do encontro, no qual outras instituições também estiveram presentes, entre elas, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) da Bahia, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) da Paraíba e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) de Pernambuco.

Saiba mais

O Fundo de Defesa Ambiental tem como foco apoiar iniciativas que visam melhorar a qualidade ambiental, reduzir a poluição atmosférica e mitigar as mudanças climáticas. Atualmente, o fundo está em processo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente para aprimorar a gestão da qualidade do ar no Brasil.