‘Sinto-me feliz e honrada por salvar vidas com meu leite’, diz doadora do Banco de Leite Humano do HMJMA

16 de agosto de 2023 - 13:58 # # # #

Ascom HMJMA - Texto e Foto

Amamentar sempre esteve nos planos de Cintia Costa Malveira, 22, mas a doação do leite dela para outros bebês, não. Isso porque ela só teve conhecimento sobre o assunto durante os dias de internamento no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), onde teve sua filha, a pequena Maria Luiza.

“Eu quis amamentar mesmo antes de descobrir a gestação. E a decisão de doar o leite surgiu porque, em um dos dias em que eu estava internada no hospital durante a apojadura, o meu peito ficou muito duro e doía bastante. Foi quando uma técnica de enfermagem me explicou que precisava ordenhar aquele leite do meu peito para não ocasionar uma mastite. Fui direcionada ao Banco de Leite Humano e lá eu tive todas as orientações”.

Cíntia explica também que foi no Banco de Leite do HMJMA que o compromisso com a doação nasceu. “As enfermeiras e técnicas me deram todas as orientações sobre a pega correta, massagens e até como fazer uso da bombinha de extração. Lá surgiu essa oportunidade de fazer a doação e como eu tinha bastante leite, saciava minha filha e ainda ficava o meu peito muito cheio. Decidi fazer uma promessa, por conta de um probleminha que minha filha tinha, que doaria para os bebês que precisassem do leite materno”, diz.

Orgulhosa, a mãe de Maria Luiza, de apenas um mês e vinte dias, conta que tem uma rotina para se preparar para a doação. “Antes de começar o processo, eu lavo muito bem as mãos, lavo o seio e preparo o local e para que eu não precise ficar levantando. Deixo a minha filha perto, dormindo e já com buchinho cheio. E fico concentrada apenas em tirar o leite. Gosto de ficar olhando pra ela, e acredito que essa preparação também ajuda na produção do leite”, conclui feliz.

Coleta para o Banco de Leite do HMJMA

Qualquer mulher que está amamentando pode se tornar doadora do BLH do HMJMA, basta entrar em contato por meio do número (85) 3101-7713, fazer um cadastro e receber as orientações necessárias para realizar a doação.

O aleitamento materno traz inúmeros benefícios para as mães e bebês, e a doação dá aos recém-nascidos, que por motivos diversos não têm acesso, a chance de uma boa saúde. “Nos bebês o consumo do leite melhora a digestão, reduz as cólicas e alergias e amplia a proteção para doenças infectocontagiosas. Amamentar dá também à mãe menores chances de incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio, as protege contra doenças cardiovasculares e osteoporose, por exemplo”, destaca a diretora-geral do HMJMA, Silvana Furtado Sátiro.

Ciente das vantagens provenientes do aleitamento materno, Cíntia diz que continuará ajudando outras crianças. “Sinto-me feliz e honrada por salvar vidas com meu leite e isso intensifica o meu desejo em amamentar, e também em incentivar outras mulheres para a doação”, finaliza.

De dez em dez dias, o carro do HMJMA vai à casa da doadora para coletar o leite. Além das orientações, a unidade hospitalar também fornece os materiais necessários para a extração.

Serviço
Posto de coleta do HMJMA
Onde: Rua Princesa Isabel, 1526, Centro – Fortaleza
Contatos: (85) 3101-7713
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h