20 anos da Política dos Mestres e Mestras da Cultura Tradicional Popular do Ceará é comemorado no Sertão Central

17 de agosto de 2023 - 11:43 # # # #

Ascom Casa de Saberes Cego Aderaldo - Texto e Foto

No mês de agosto, diretamente do Sertão Central, a Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza o Seminário de Celebração dos 20 anos da Política dos Mestres e Mestras da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará. A casa é equipamento cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Entre os dias 21 a 23 de agosto, com a temática “Memória, Tradição e Salvaguarda”, o evento gratuito celebrará o legado das artes e saberes tradicionais, com abertura de exposição, mesa-redondas, formações, oficinas e terreirada cultural voltados para a valorização das políticas dos Mestres e Mestras. “É de extrema relevância e importância celebrar os 20 anos de uma política pública de cultura. É uma celebração pela continuidade de uma política, mas fundamentalmente pela sua relevância e pela sua importância. Uma política de patrimônio cultural e material que valoriza, que salvaguarda os mestres e mestras da cultura popular tradicional aqui do Estado do Ceará, que são nossos guardiões e guardiãs da cultura cearense”, destaca Luisa Cela, Secretária de Cultura do Ceará.

Podem participar do Seminário gestores culturais, pesquisadores, artistas e toda comunidade interessada na temática. “É uma alegria muito grande poder realizar esse seminário e fundamentalmente celebrar a existência dessa política. E, mais importante ainda, celebrar a existência dos nossos mestres e mestras que tanto nos inspiram, que tanto nos ensinam e que tanto cuidam das novas gerações, na preservação de uma tradição, ensinamentos que passam de geração em geração, guardando e preservando aquilo que é fundamental na nossa identidade, o ser cearense. Então, viva a cultura do Ceará”, completa Luisa Cela.

Sobre as leis

A Política dos Mestres da Cultura, Lei 13.351/2003, celebra seus 20 anos de existência no ano de 2023. Após duas décadas é importante analisar, debater e fortalecer a atual Lei dos Tesouros Vivos, 13.842/2006. Uma importante política que reconhece as pessoas naturais, os grupos e as coletividades dotados de conhecimentos e técnicas de ações culturais cuja preservação e transmissão são reconhecidas e representativas para importante referencial da Cultura Cearense.

Cláudia Leitão foi secretária da Cultura do Ceará na gestão de 2003-2006 e secretária da Economia Criativa no Ministério da Cultura de 2011 e 2013. A mestra em Direito (USP) e doutora em Sociologia aponta que “no Ceará, o Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular é instituído de forma pioneira no Brasil, a partir da Lei 13.351 de 22 de agosto de 2003. Desde então, a Secretaria da Cultura do Ceará tem avançado na formulação e implementação de uma política pública que reconhece a importância estratégica dos saberes e fazeres ancestrais para o desenvolvimento com envolvimento. Se no plano federal, a invisibilidade dos mestres e mestras se perpetua, no Ceará o movimento se dá no sentido oposto. Viva!”

Serviço

Seminário de Celebração dos 20 anos da Política dos Mestres e Mestras da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará

De 21 a 23 de agosto, de 2023
Onde: nas Casas de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá) e Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim)
Gratuito e aberto ao público

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

● sujeita a alterações

Dia 21 de agosto (segunda-feira)
19h – Lançamento da Exposição “Mestres de Tradição: entre sons, brincadeiras e artesanias”
Presença: Luisa Cela – Secretária Executiva da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/SECULT-CE; Rachel Gadelha – Diretora-Presidenta na Instituto Dragão Do Mar – IDM; Jéssica Chuab – Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória – COPAM/SECULT-CE.
19h30 – Apresentação Cultural – Sanfoneiro Luiz Paulo
20h – Lançamento do álbum “Seres Ancestrais” – trilha sonora
Convidado: José Marcos
20h30 – Lançamento da Websérie Seres Ancestrais
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo – Quixadá

Dia 22 de agosto (terça-feira)
8h30 – Mesa Redonda: “20 anos da Política dos Mestres da Cultura do Ceará: memória, tradição e salvaguarda.”
Convidados da Mesa: Mestre Aldenir, tradição Reisado (Crato); Cláudia Leitão – UECE; Lourdes Macena – IFCE; Jessica Ohara – COPAM/SECULT/CE Mediação: Pedro Igor – Gestor da Casa de Antônio Conselheiro
Local: Câmara de Dirigentes Lojistas de Quixadá (CDL)
14h00 – Roda de conversa “Censo Demográfico dos Mestres e Mestras dos Tesouros Vivos do Estado do Ceará”
Mesa: Jaiane Sousa (Autora) e Alênio Alencar (Orientador)
Convidados: Mestra Carla – tradição Capoeira (Fortaleza), Mestre Cacique Sotero – tradição Indígena (Aratuba) e Mestre Lula – tradição Capoeira (Fortaleza) Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

Dia 23 de agosto (quarta-feira)
9h – Oficina “A ginga da capoeira ancestral”
Oficineira: Mestra da Cultura Carla Mara, tradição Capoeira
Local: Fundação Cultural de Quixadá
14h – Oficina “Bordando o Coração com a Mão”
Oficineira: Mestra Dadá Leitão, Tradição Bordado à Mão
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo

TERREIRADA CULTURAL

“A Cultura bate à porta”
18h – Roda de Conversa – “Guardiões da Memória e da Tradição” Convidados: Mestre Aldenir – tradição Reisado (Crato), Mestre Chico Emília, tradição Reisado (Quixadá) e Mestre Joaquim Roseno, tradição Dança de São Gonçalo (Quixadá)
Mediador: Aterlane Martins – IFCE-Quixadá
Local: Distrito de Cipó dos Anjos, Comunidade Boa Água – Quixadá

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

19h10 – Dança de São Gonçalo, Mestre Joaquim Roseno – Quilombo Sítio Veiga 20h10 – Reisado Reis de Congo do Mestre Aldenir – Crato
21h10 – Reisado Boi Coração do Mestre Chico Emília – Quixadá Local: Distrito de Cipó dos Anjos, Comunidade Boa Água – Quixadá