Centro Dragão do Mar recebe seminário gratuito sobre protagonismo das juventudes do Ceará

17 de agosto de 2023 - 15:43 # # #

Ascom Dragão do Mar - Texto e arte gráfica

Realização das Secretarias da Juventude, Povos Indígenas e Igualdade Racial, a programação traz mesas de debate, cine debate, mostra de curtas e apresentação musical

Nesta sexta-feira (18), a partir das 14h, no Cinema do Dragão, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe o primeiro Seminário “Protagonismo das Juventudes do Ceará”, mostra audiovisual realizada pelas secretarias estaduais da Juventude (Sejuv), dos Povos Indígenas (Sepin) e da Igualdade Racial (Seir) para celebrar o “Agosto da Juventude”, mês de visibilidade para as demandas dos jovens. Com mesa de debate, exibição de minidocumentários produzidos por jovens indígenas, negros, quilombolas, de terreiro e de periferias, cine debate e apresentações culturais, o encontro é gratuito mediante inscrição pelo link: bit.ly/protagonismodasjuventudesdoceara. O evento conta com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serão exibidos 12 curtas-metragens: ‘Guerra das caixas’ (Aquiraz/ zona rural); ‘Apenas se percebendo’ (Bom Jardim/Fortaleza); ‘Favela é lugar de paz’ (Cidade Jardim/ Fortaleza), ‘O lutador’ (Conj Palmeiras/Fortaleza); ‘Meu querido Quilombo’ (Quilombo Negro Cazuza/ Horizonte); ‘Comparações do Enem’ (Fortaleza/ Jangurussu); ‘Diga não ao racismo’ (Quilombo de Itapebussu/ Maranguape); ‘A crença de nós’ (Projeto vida: nas teias da cultura/ Sobral); ‘Nossos passos vem de longe’ (Uece); ‘Sonhos possíveis’ (União doa jovens do Vicente Pizón/ Fortaleza); ‘Rotas’ (Taba dos Anacés/ Caucaia), ‘Práticas culturais do povo Pitaguary’ (Povo Pitaguary/ Maracanaú).

Os documentários produzidos abordam as vivências, culturas e cotidiano temáticas voltadas para a diversidade jovem. Histórias diversas que retratam dilemas do dia-a-dia, mas que também resgatam a ancestralidade, com representatividade indígena, quilombola, periférica, narrativas sobre sonhos e lutas que representam as vidas de milhares de jovens do Ceará e do Brasil.

A mostra de minidocumentários é resultado do projeto “Ações para Superação do Racismo Institucional e Fortalecimento das Juventudes”. A atividade foi realizada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas da Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), órgão que era vinculado à Secretaria de Proteção Social, políticas que hoje fazem parte da Seir. Mais de 200 jovens participaram da formação no ano passado.

Em seguida, será realizado o cine debate “Protagonismo juvenil e narrativas antirracistas através do audiovisual”, com participação dos jovens realizadores dos filmes. O encerramento da programação contará com a apresentação musical do DJ Rafael Anacé, da taba dos anacés.

Programação

14h – Atividade Cultural – povos de terreiro
14h30 – Mesa de Abertura
15h30 – Cine debate: “Protagonismo juvenil e narrativas antirracistas através do audiovisual”
17h – Encerramento com apresentação cultural do DJ Rafael Anacé

Serviço

Seminário “Protagonismo das Juventudes do Ceará”
Data: 18 de agosto de 2023 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Sala 2 do Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito mediante inscrições no link bit.ly/protagonismodasjuventudesdoceara