Cineteatro recebe Juçara Marçal com os grupos Abajur e Rrêve Sélavy
17 de agosto de 2023 - 14:14 #Abajur e Rrêve Sélavy #cineteatro são luiz #Domingo (20) #Juçara Marçal
Monique Linhares - Ascom Cineteatro São Luiz - Texto
Divulgação - Foto
Juçara Marçal se apresenta com grupo Abajur e Rrêve Sélavy pelo Projeto Brasil França, que acontece dia 20 de agosto (domingo) no Cineteatro São Luiz
Um encontro surpreendente e explosivo entre músicos brasileiros e franceses, pela primeira vez em Fortaleza. Dia 20 de agosto, às 18h, os grupos ABAJUR e Rrêve Sélavy se apresentam no Cineteatro São Luiz pelo Projeto Brasil França, trazendo uma mistura de sons e ritmos brasileiros com o mais complexo material musical criativo da cena européia. À famosa cantora brasileira Juçara Marçal, juntam-se o guitarrista ultra inventivo Lello Bezerra, a contrabaixista Clara Bastos, o percussionista Mauricio Takara, e os três incríveis músicos franceses Nicolas Pointard, Frédéric B.Briet e Christophe Rocher.
ABAJUR é uma aventura a longo prazo, de encontros e confluências da musicalidade brasileira e francesa com base na improvisação. O grupo reúne alguns dos músicos mais criativos de São Paulo, assim como músicos franceses do Nautilis Ensemble, sob a direção artística do compositor Christophe Rocher. Em sua passagem pelo Brasil, o grupo se apresentou no Sesc Jazz 2022, nos palcos do Sesc Pompeia e São José dos Campos. ABAJUR é uma experiência musical preenchida por uma energia nova, explosiva e transatlântica.
Turnê Brasil
Em turnê pelo Brasil, em agosto, os três músicos franceses que compõem a ABAJUR, do Nautilis Ensemble, formam o trio Rrêve Sélavy. Com Nicolas Pointard no contrabaixo, Frédéric B.Briet na bateria e Christophe Rocher nas clarinetas, o conjunto brinca com o som, muitas vezes se aventurando em território desconhecido com improvisações e composições brilhantes e vibrantes que refletem o prazer de tocar jazz moderno. São 20 anos de compreensão e pesquisa musical, de colaborações artísticas em vários projetos, em torno da mesma visão de música, livre, viva e sempre em movimento.
Os três tocaram com alguns dos músicos mais importantes do cenário europeu e americano de jazz e improvisação (Magma, Rob Mazurek, Hamid Drake, Joelle Léandre, Tony Hymas, Nicole Mitchell, Steve Coleman, Steve Grossman, entre outros).
O Cineteatro São Luiz é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Composição
Juçara Marçal (BRA) : canto
Christophe Rocher (FRA) : clarinetas
Lello Bezerra (BRA) : guitarra generativa e eletrônicos
Clara Bastos (BRA) : contrabaixo
Frédéric B.Briet (FRA): contrabaixo
Maurício Takara (BRA) : percussão, eletrônico
Nicolas Pointard (FRA) : bateriarojeto Brasil França, que acontece dia 20 de agosto (domingo) no Cineteatro São Luiz