Cooperação entre Aesp e Pefoce busca excelência para formação e treinamento de servidores
17 de agosto de 2023 - 13:32 #AESP #capacitação #Pefoce #SSPDS
Ascom Aesp - Texto e Foto
Uma dessas agendas envolveu a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Nesta quinta-feira (17), o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), delegado Leonardo Barreto, e uma equipe de gestores visitou o perito-geral Júlio César Nogueira Torres, na sede da Pefoce. O órgão é fundamental para o cumprimento de demandas de polícia judiciária por meio tecnologia e ciência. Já a Aesp tem como missão primordial a formação e o treinamento dos agentes da Perícia Forense de dos demais órgãos.
“A Pefoce precisa de servidores com extrema eficiência, com excelência para contribuir e até mesmo protagonizar a elucidação de crimes, contravenções e demais demandas nesse sentido. Quem forma e treina essa mão de obra precisa entender como a evolução científica e tecnológica impacta na nossa missão. A formação tem que ser atualizada, o treinamento tem que ser atualizado. E a Academia, como um todo, tem que evoluir para fazer esse papel. A gente não consegue essa evolução sem ouvir a própria Pefoce”, afirma Leonardo.
Durante a visita, o perito-geral também ressaltou o trabalho exemplar que tem feito a Aesp ser reconhecida como uma unidade de referência no Brasil. “Não é qualquer instituição que tem a capacidade de pegar um cidadão comum, recém-concursado, e entrega à sociedade um perito formado, capacitado para as demandas que nós temos. E, além disso, um órgão preparado não somente para formar, mas também para treinar o nosso efetivo”, comentou Torres.
Uma das pautas da Aesp tem sido o estreitamento de laços entre unidade e demais vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Para além do protocolo do funcionalismo, a rotina de visitar órgãos e receber gestores tem um objetivo claro: entender necessidades, compreender demandas, estabelecer ações, buscar soluções e determinar iniciativas individuais e conjuntas.
Também participaram da reunião o perito-geral-adjunto, Atila Einstein de Oliveira; o chefe de Gabinete, delegado Fabio Torres; o coordenador de Gestão Acadêmica , perito Túlio Ítalo; e a orientadora da Célula de Ensino a Distância, Monica Pontes.