Hospital São José alcança marca de um ano sem infecções do trato urinário na UTI

17 de agosto de 2023 - 16:49 # # # # #

Ascom HSJ - Texto e Foto

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), conquistou a marca de um ano sem infecção do trato urinário (ITU) associada à sonda vesical de demora, cuja função é expelir a urina quando o paciente não consegue eliminá-la de forma espontânea. Entre julho de 2022 e junho de de 2023, não houve nenhum registro desse tipo de infecção na unidade: a última ITU notificada na UTI foi registrada em junho de 2022.

A coordenadora de Enfermagem da UTI, Luciana Fragoso, atribui o mérito da conquista à equipe multidisciplinar da unidade. “Durante a visita multidisciplinar ao leito, o médico sempre pergunta ao técnico de enfermagem se aquele paciente ainda precisa estar com aquela sonda vesical de demora, porque quanto mais tempo o paciente permanece com aquele dispositivo, mais exposto ele estará a desenvolver infecção”, explica.

A coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e infectologista do HSJ, Evelyne Girão, ressalta que, ao contrário de UTIs pós-operatórias, nas quais a rotatividade de pacientes é maior e a troca da sonda acontece com frequência, a UTI do Hospital São José acolhe pacientes críticos e crônicos, com maior tempo de internação, o que representa um desafio maior para a equipe, no que diz respeito à prevenção de infecções.

“Apesar do perfil de paciente, a unidade está há um ano inteiro sem infecção urinária. Esse é um dado importantíssimo e o mérito é da equipe. A gente, da CCIH, orienta, normatiza e notifica, mas quem previne as infecções é a equipe”, assinala.

Conforme Girão, existe uma série de medidas adotadas no manuseio da sonda vesical de demora com o objetivo de evitar infecções: inserção do cateter com técnica asséptica; higienização do meato uretral (abertura da uretra) antes da inserção; manutenção do sistema fechado; lavagem das mãos antes e após o procedimento e manutenção da bolsa coletora abaixo da bexiga, dentre outras ações.

Saúde em Nossas Mãos

A coordenadora de Enfermagem da UTI relaciona essa conquista, ainda, à participação da UTI no projeto Saúde em Nossas Mãos, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Ao todo, 204 hospitais do Brasil fazem parte da iniciativa, cujo objetivo é reduzir em 30% as infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) em UTIs do SUS, de 2021 a 2023.

Líder do projeto no HSJ, Luciana Fragoso relata que a unidade conta com quadro de gerenciamento diário, no qual a equipe consegue visualizar se todas as medidas de prevenção de infecções estão sendo devidamente executadas. Desse modo, é possível identificar pontos de fragilidade e oportunidades de melhoria no combate às Iras.

Esse resultado, segundo ela, motiva toda a equipe a permanecer buscando a excelência no cuidado. “O ser humano vive de celebrações e também de alegrias. A gente passou por momentos muito difíceis nesses últimos anos de pandemia, mas a gente percebe que o nosso ‘fazer’ faz diferença, e isso nos ajuda a ser sempre melhores”, comemora.