Jovens do Centro Socioeducativo Padre Cícero encenam peça durante reunião da Comissão Intersetorial
17 de agosto de 2023 - 10:32 #Comissão Intersetorial #Reunião #teatro
Ascom Seas - Texto e fotos
A Segunda Reunião da Comissão Intersetorial do Sistema Socioeducativo, realizada na manhã desta quarta-feira, 16, na Escola de Gestão Socioeducativa, apresentou uma novidade que agradou a todos os integrantes e convidados, Jovens e adolescentes do Centro Socioeducativo Padre Cícero, de Juazeiro do Norte, brilharam como protagonistas da peça teatral “Casulo de Gente”, dirigida por Cristiano Ramos, professor de teatro da unidade caririense.
O grupo formado por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa já fez apresentações em palcos da região do Cariri. A convite do superintendente da Seas, Roberto Bassan, que assistiu a uma peça encenada por eles, esse momento pode acontecer durante a realização da Segunda Reunião Comissão Intersetorial: “Uma apresentação impactante que emociona a todos”, atestou.
Com cenas sensíveis, fortes e provocatórias, o espetáculo abre espaço para reflexão, conscientização, crítica e autoquestionamento sobre diversos temas, como: discriminação, desigualdade de gênero, racismo e os atentados aos direitos humanos refletidos na sociedade atual.
“O espetáculo convida as pessoas presentes a descobrir a realidade sobre diferentes perspectivas, refletir sobre o nosso papel na condição de pessoas e cidadãos, e a questionar sobre o que, afinal, fazemos (ou não) para enfrentarmos todas essas questões”, pontuou o diretor Cristiano Ramos.
Ele acrescentou que Casulo de Gente é um espetáculo que incorpora as experiências vividas pelos adolescentes e tudo aquilo “que nos rodeia no dia a dia. No período da tarde, o grupo se apresentou para servidores do Sistema Socioeducativo. Houve participação especial do artista plástico, cenógrafo e ator Wanderson Petrova.
Evolução do socioeducativo
Para o juiz de direito da 2ª Vara da Infância e Juventude, Dr. Deusdete Rodrigues, acompanhar a apresentação cênica dos jovens do Centro Socioeducativo Padre Cícero foi um momento ímpar e emocionante: “Todos nós sabemos que a arte e educação são meios transformadores na vida das pessoas e na sociedade. Eu mesmo tenho exemplos na minha família dos meus pais que transformaram a vida deles e, consequentemente, a minha pela educação que é uma arte, e esse é o caminho. Estivemos diante de grandes artistas no dia de hoje”, afirmou o magistrado.
Sobre o atual momento só sistema socioeducativo, o juiz disse que a impressão é a melhor possível: “Estou acompanhando uma evolução constante do socioeducativo. Eu já cheguei, felizmente, no momento em que o socioeducativo teve atenção do Estado e continua tendo, constante, essa atenção”, concluiu.
Igualdade racial, juventude e diversidade
Após a brilhante apresentação dos adolescentes do CS Padre Cícero, a coordenadora de monitoramento e avaliação da Seas, Ana Cruz, deu prosseguimento às Pautas do dia. O presidente da Comissão Intersetorial, Roberto Bassan, deu as boas vindas a todos e convidou o deputado Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia para falar aos participantes.
Roseno reconheceu os avanços alcançados pelo sistema socioeducativo e parabenizou a todos os integrantes da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) pelo trabalho até aqui realizado: “A Seas sempre abriu as portas para nossas pesquisas, com muita transparência e aqui eu agradeço ao Bassan e à sua equipe”.
Sobre o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), o deputado assegurou que é um exemplo para todo o Brasil: “Faz 33 anos que o Brasil está em atraso com o cumprimento daquele dispositivo do Pós Medida. Para nós é muito importante vê o Ceará dando essa contribuição hoje para montar essa agenda de prevenção à letalidade, tendo o POC como exemplo. Estamos à disposição para cooperar, mobilizar recursos, nacionalizar a experiência com muito diálogo”, pontuou.
Três secretarias fizeram suas apresentações durante a reunião da Comissão Intersetorial: Igualdade Racial, com a secretária Zelma Madeira; Diversidade, com o secretário-executivo Narciso Júnior e a secretária da Juventude, Adelita Monteiro. Todas as apresentações tiveram intervenção do público presente em busca de sugestões para o bom andamento do sistema socioeducativo do estado do Ceará.