Secitece realiza visita técnica em obras de unidade que deve integrar Parque Tecnológico do Ceará

17 de agosto de 2023 - 15:05 # # # #

Ascom Secitece - Texto

Novo espaço com foco em tecnologia da informação tem previsão de entrega até dezembro

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) realizou mais uma visita técnica às obras da nova unidade com foco em tecnologia da informação, que deve integrar o Parque Tecnológico do Ceará, estruturado em células localizadas na capital e no interior do estado. Estima-se que até o fim do ano a obra seja concluída e entregue à população.

A implantação do novo espaço acontece inicialmente nos quatro últimos andares do prédio do Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, área estratégica para o desenvolvimento de atividades voltadas à ciência, tecnologia e inovação, proporcionando a democratização do acesso e aproximando os setores acadêmico e empresarial. O projeto arquitetônico e de engenharia foi elaborado para a reforma dos andares onde funcionam a Universidade do Trabalho Digital, Corredores Digitais (Startups) e CriarCE.

A requalificação do espaço é resultado de parceria institucional por meio de convênio entre a Secitece e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com investimentos da ordem de R$ 1,1 milhão. Após as adaptações na estrutura física, o 13º andar do prédio deve comportar espaços adequados para desenvolver projetos, aulas, reuniões, palestras, uso dos laboratórios, coworking e espaços reservados para incubadoras.

A secretária Sandra Monteiro acompanhou, juntamente com a coordenadora do convênio pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Secitece, professora Flaviana Pereira, os trabalhos de vistoria do progresso das obras. Também estiveram presentes representantes da Secitece, da Superintendência de Obras Públicas do Governo do Estado do Ceará (SOP) e da empresa DPCON Engenharia e Projetos, responsável pela obra.

O novo equipamento está sendo projetado para ser um espaço moderno e adequado para o impulsionamento da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento tecnológico no Ceará. “Essa obra é muito importante para todos que atuam no campo do conhecimento. Estamos trabalhando para entregar um polo arrojado de inovação, capaz de atrair empreendedores, pesquisadores e novos talentos, a fim de alavancar o progresso e estimular a criatividade em nossa região”, afirmou a secretária.

O novo Centro de Tecnologia da Informação terá 2.320m² de extensão, com previsão para 25 startups residentes e duas empresas âncoras.