Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) para Bombeiros Militares

19 de agosto de 2023 - 11:27 # # # #

Ascom do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Conforme o Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, “24 Bombeiros Militares concluem o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC). O conteúdo do curso tem 80h/a, sendo 30% teórico e 70% prático e se realizou entre 11 e 17 de agosto de 2023”.

O IV Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), nível básico, no Ceará é uma realização da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Na manhã desta sexta-feira (18), no pátio externo do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) se realizou a solenidade de encerramento da IV turma do BREC formada por oficiais e praças oriundos de unidades da capital e interior, além de dois bombeiros militar do Rio Grande do Norte.

A solenidade foi prestigiada pelo Coronel Comandante-Geral Cláudio Barreto, assim como pelo Coronel Comandante-Geral Adjunto Wagner Maia, além do comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC), do comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar e do comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) e, demais comandantes de companhias da capital.

“A formação é algo fundamental dentro da nossa instituição pois precisamos treinar e aperfeiçoar nossos bombeiros militares para atuar em operações complexas dependendo da natureza da ocorrência, nós precisamos ter bombeiros especializados em cada área, não obstante a isso, o BREC que é o curso de busca e resgate em estruturas colapsadas e precisa ter bombeiros militares preparados, físico e psicologicamente, para atuarem na zona quente de toda e qualquer operação, dentro e fora do nosso estado. Nós como coordenadores deste curso de 2023 estamos muito felizes pela conclusão de mais novos 24 escorpiões corpo de bombeiros militar do estado do Ceará muito obrigado!”, enfatizou o tenente coronel Landim, coordenador do curso e comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

De acordo com o 1º tenente Marlos Amaury Castelo Bezerra Filho, monitor do IV BREC, que em junho deste ano viajou para o III SIMULADO REGIONAL na cidade do Panamá representando o Brasil através da Liga Nacional de Bombeiros (LIGABOM), “esta edição do curso atendeu a parâmetros internacionais para equipes especializadas em busca se resgates urbanos”. Como também, “os alunos foram capacitados para utilizar equipamentos como First Look e Delsar para buscas técnicas, bem como a utilização do K-SAR (cão de busca) aumentando a capacidade de localização de vítimas. Portanto como diz o lema do curso agora são capazes de buscar, localizar, acessar e extrair vítimas em estruturas colapsadas!”, ressaltou o tenente.

O Curso se realizou no Quartel da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (4ªCia|1ºBBM) – Quartel do José Walter, localizado na Avenida L, 1901 – Prefeito José Walter, Fortaleza. No Centro de Treinamento de BREC.

1º lugar do Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) para Bombeiros Militares, 1º tenente BM – Samuel de Sousa Nogueira Costa.

Sobre o Curso

Primeiramente, o curso foi criado com o objetivo de especializar as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará para o atendimento de ocorrências como a do edifício Andrea, que envolve busca e resgate de vítimas em estruturas que colapsaram.

Como também, a semente do BREC foi plantada em 2018 quando 20 bombeiros fizeram o curso em Brasília e atuaram como comandantes de equipes e resgatistas na ocorrência do edifício Andrea. Esses bombeiros militares foram os instrutores do primeiro curso no Ceará e continuam sendo instrutores dos cursos que ocorreram desde então.

Nesse sentido, como nossa cidade está cada dia mais verticalizada e também possui diversos prédios antigos, após o desastre do Andrea, o corpo de bombeiros resolveu especializar sua tropa para que no atendimento seja ainda mais eficaz.

Lema do Brec Ceará: Localizar, liberar e extrair!

Vidas alheias e riquezas salvar!