Viva o Parque é mais uma opção de lazer no próximo domingo (20)

19 de agosto de 2023 - 08:07 # # # #

Ascom Sema - Texto

Neste domingo (20), tem mais Viva o Parque (VoP). O projeto disponibiliza atividades gratuitas em cinco Unidades de Conservação (UCs) estaduais: Parque Estadual do Cocó, Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, em Fortaleza; na Região Metropolitana, o Parque Estadual Botânico, do Ceará em Caucaia, e no Cariri, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Riacho da Matinha.

O VoP é uma realização do Governo do Ceará, por meio Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA). Trata-se de uma boa e saudável alternativa que oferece à população cearense, oportunidade de reaproximar-se da natureza, por meio de atividades gratuitas de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, em UCs estaduais. Tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, pintura, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.

Parque do Cocó

No Parque do Cocó, dentro da programação do Viva o Parque, tem arvorismo sábado e domingo, nos horários das 8h às 12h e das 14 h às 17h. Para a prática do esporte é necessário gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg. Uma outra opção de lazer no Cocó é navegar no rio e apreciar a rica biodiversidade do parque. Tem viagem de 20 minutos, de uma hora e dez minutos e outra de duas horas. É importante destacar que para fazer os dois passeios mais longos, é preciso agendamento prévio por meio do telefone (85) 98527.8216.

O Sítio Curió oferece aos visitantes, espaços para a realização de piqueniques, aniversários e confraternizações. Tem também o Bosque do Bom Viver, a Areninha e a academia de ginástica mantida em parceria com a Unimed Ceará. O Bom Viver é um espaço com mesinhas para jogos de dama, xadrez e um cantinho para bate papo, leitura, ou mesmo, para uma paradinha após caminhadas nas trilhas.

Botânico e Maranguapinho

No Botânico, além de todas as atividades programadas pelo VoP, o vivitante ainda pode curtir os quiosques e o pedalinho, na área do espelho d’água. Tem também uma biblioteca com um excelente acervo de livros sobre meio ambiente, um meliponário, viveiro de mudas e ainda 6 km de trilhas em meio a uma exuberante natureza. Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para as crianças, coordenam as atividades.

Serviço

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual Botânico do Ceará
Data: todos os domingos
Horário: 9h às 13h
Endereço: CE 090, Km 3, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) no entroncamento das CE O90 e 085 – Caucaia

Parque Estadual do Cocó
Data: todos os domingos
Horário: 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N – Fortaleza

ARIE do Sítio Curió
Data: Todos os domingos
Horário: 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, S/N, em frente a Naturágua – Lagoa Redonda – Fortaleza

APA do Rio Maranguapinho
Data: todos os domingos
Horário: 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal – Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro – Fortaleza

ARIE Riacho da Matinha
Data: todos os domingos
Horário: 8h às 12h
Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante – Crato