Câmara Federal concede Medalha Amigo da Primeira Infância à Secretária da Proteção Social

22 de agosto de 2023 - 15:58 # # # #

Ascom SPS - Texto e foto


A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, foi uma das cinco escolhidas para ser agraciada com a medalha Amigo da Primeira Infância. A honraria é concedida pela Câmara dos Deputados a pessoas ou a instituições que se destacam na contribuição ao desenvolvimento, atenção, proteção ou garantia de direitos da primeira infância no País. A premiação acontece nesta quarta (23),na Câmara dos Deputados. A premiação será às 16h e pode ser acompanhada no link.

“O Mais Infância surgiu a partir de uma necessidade que vimos conhecendo as famílias cearenses. Um reconhecimento como esse, indica que estamos no caminho certo”, observa a secretária Onélia Santana. Entre as ações do programa, ela destaca as 150 mil famílias cearenses beneficiadas pelo Cartão Mais Infância Ceará, uma transferência de renda mensal de R$ 100 e os mais 120 Centros de Educação Infantil construídos em todo o Estado.

A secretária também chama atenção para as ações de segurança alimentar, com o Mais Nutrição, um braço do programa Mais Infância Ceará que transforma alimentos que seriam desperdiçados em comida na mesa de mais de 30 mil cearenses, todos os meses. Em todo o Estado, já são 563 equipamentos ligados ao Mais Infância, entre CEIs, brinquedopraças, Complexos Mais Infância e outros.

O nome da secretária teve indicação dos deputados federais cearenses Luís Gastão, Domingos Neto e Célio Studart e do deputado federal da Bahia Antônio Brito. A secretária e ex-primeira-dama do Estado foi a mais votada dentre todos os nomes indicados, recebendo votos também de deputados de outros estados da federação. As indicações incluem nomes de todo o País.

Mais Infância

Quando primeira-dama do Estado, Onélia Santana idealizou o programa Mais Infância Ceará, um dos maiores programas de desenvolvimento infantil do País. Criado em agosto de 2015, com a necessidade de um olhar especial e mais dedicado à infância, o programa abrange os 184 municípios cearenses.

O Mais Infância Ceará é estruturado em quatro pilares, contemplando a reestruturação do cuidado materno-infantil a partir da atenção à gestação de alto risco; a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; os benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças; e a universalização da oferta de pré-escola com a construção e a qualificação dos Centros de Educação Infantil.

A iniciativa virou lei e tornou-se política de Estado, na busca pela redução das desigualdades, com foco nas famílias mais vulneráveis, através de uma série de ações, como transferência de renda, construção de equipamentos voltados ao desenvolvimento infantil e outros.

A Medalha

Cada deputado tem direito a indicar um nome. Esses nomes são escolhidos por um Conselho Deliberativo da Câmara, formado pela segunda-secretária; o presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados. Os cinco indicados mais votados pelos conselheiros, em votação direta e secreta, serão os agraciados.

Neste ano, serão agraciados, além da secretária Onélia Santana, a Associação Beneficente Nossa Casa, de Criciúma (Santa Catarina); o juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, do Rio de Janeiro; Maria Teresa Saenz Surita Guimarães, de Boa Vista (Roraima); e Paulo Roberto Leite de Arruda, de Vitória de Santo Antão (Pernambuco).