Regionalização: Setur capacita setor público e empresários do Maciço de Baturité

22 de agosto de 2023 - 17:21 # # # # #

Ascom Setur - Texto

A Secretaria do Turismo (Setur) realizou um treinamento para secretários municipais e empresários da região do Maciço de Baturite. A iniciativa faz parte da política de interiorização do turismo cearense, traçada como uma das metas de gestão da pasta, e ocorreu nesta segunda-feira (21).

O objetivo foi capacitá-los para o uso de ferramentas do setor. No encontro, que contou com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), participaram representantes dos municípios com vocação para o turismo, como Guaramiranga, Pacoti, Palmácia, Baturité e Mulungu.

Planejamento e monitoramento

Na capacitação, foi destacada a importância de gerar e utilizar agregados e indicadores para o planejamento e monitoramento das atividades turísticas em seus municípios e região. Outros pontos abordados foram os conceitos básicos de agregação de dados, como coletar informações relevantes sobre o turismo e consolidá-las em indicadores significativos de gestão e resultados.

Além disso, foram apresentadas as principais metodologias para a análise do setor, como o cálculo de taxas de ocupações hoteleiras, índices de crescimento do turismo, análise de sazonalidade, fluxo turístico e impactos econômicos gerados pelo turismo no Maciço de Baturité.

De acordo com a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, a intenção da Setur é mapear os potenciais de cada região e valorizar. “Precisamos diagnosticar e, a partir disso, planejar nossas ações de interiorização do turismo cearense. Para alcançar esse objetivo, vamos contar com a parceria dos municípios que estão recebendo essa capacitação. Após traçar o cenário do Turismo nessas regiões, será possível planejar e promover os potenciais, fazendo com que o turista conheça o Ceará de litoral, serra e sertão”, frisa.

O próximo treinamento que discutirá as mesmas questões será dia 30 de agosto, em Tianguá, na Região da Ibiapaba.