Projeto percorre bairros de Fortaleza promovendo oficinas de educação patrimonial e pesquisa de campo para reconhecer bens culturais

23 de agosto de 2023 - 16:47 # # #

Ascom Escola de Artes e Ofícios - Texto e foto

Iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho completa 15 anos em 2023 e envolverá a participação de mais de 100 jovens moradores(as) de bairros da periferia

A partir do dia 28 de agosto, o Projeto Patrimônio para Todos (PPT) – uma aventura através das memórias, iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), realizará uma série de oficinas de educação patrimonial em cinco bairros da periferia de Fortaleza: Canindezinho, Conjunto Ceará, Mucuripe, Poço da Draga e Serrinha. As oficinas serão ministradas por dez facilitadores formados(as) pela EAOTPS e atingirão mais de 100 jovens moradores(as) dos bairros contemplados. Após as aulas, os(as) participantes das oficinas iniciarão uma pesquisa de campo participativa que irá identificar, registrar, (re)significar e difundir as referências culturais presentes nos bairros contemplados.

Além de desenvolver nos(as) participantes habilidades relacionadas à educação patrimonial, as oficinas ensinam conhecimentos sobre produção textual, uso das novas tecnologias digitais, linguagem audiovisual e uso das redes sociais para divulgação dos bens culturais que serão identificados. Durante a pesquisa de campo, os(as) participantes realizam entrevistas com moradores(as) e visitas para o registro das referências culturais. O resultado do trabalho é divulgado no perfil do instagram @patrimonioparatodos.

“Através das oficinas, são os próprios moradores que, sensibilizados pelos aprendizados, passam a reconhecer quais são os bens existentes nas comunidades visitadas pelo projeto que merecem ser preservados e considerados patrimônios do bairro, pela relevância afetiva e cultural que têm para os moradores. Costumes, saberes, lendas, festejos, espaços públicos, paisagens, tradições ou personalidades populares são exemplos de patrimônios já registrados pelo Projeto ao longo de 15 anos”, explica Hannah Mariah, coordenadora do Patrimônio para Todos.

Sobre as inscrições para as oficinas: as inscrições para participar das oficinas estão sendo realizadas por instituições parceiras locais em cada um dos bairros. Interessados(as) em participar devem ter entre 15 e 29 anos, serem moradores das localidades contempladas e terem interesse em educação patrimonial. As vagas são limitadas. Informações sobre a inscrição em cada bairro pode ser obtida pelo whatsapp da Escola: (85) 3238-1244

Mais sobre o PPT: o Projeto é uma iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) e tem o intuito de sensibilizar a juventude de Fortaleza sobre a importância de conhecer e promover a diversidade do patrimônio cultural presente na cidade. Pelo segundo ano consecutivo, o Patrimônio para Todos tem como tema “Patrimônios (in)visíveis” e focará em bens, saberes e fazeres culturais que são referências para as comunidades locais. O Projeto foi agraciado em 2012, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A premiação reconhece, em nível nacional, ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Apoiam o projeto as seguintes instituições parceiras: Associação Comunitária do Parque Jerusalém, Associação Cultural Vitória, Associação Espírita de Umbanda São Miguel, Acervo Mucuripe, Associação dos Moradores da Serrinha, Biblioteca Comunitária Viva a Palavra, Centro de Cidadania e Direitos Humanos do Conjunto Ceará, Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), Coletivo Fundo da Caixa, Escola de Ensino Médio Dona Júlia Alves Pessoa, Espaço Cultural Makulelê, Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Beck, Instituto SOS Periferia, Nostálgica Fortaleza: fatos e fotos, Território Criativo e União dos Moradores do Bairro Canindezinho-UMBC.

Sobre a EAOTPS: A Escola de Artess e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço

Canindezinho
Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza
(av. osório de paiva, 5623)
28 de agosto a 1 de setembro

Mucuripe
EEMTI Matias Beck
(rua prf Aída Balaio, 38)
11 a 15 de setembro

Poço da Draga
Coletivo fundo da caixa
(viaduto Moreira Rocha,140)
25 a 29 de setembro

Serrinha
Associação dos Moradores da Serrinha (rua Santiago, 359)
16 a 20 de outubro

Conjunto Ceará
CCDH Conjunto Ceará (Antigo csu)
(av. Alanis Maria Laurindo de Oliveira, 461)
23 a 27 de outubro

 

Informações gerais e link para inscrições nas oficinas estão disponíveis em www.eao.org.br

Pelo telefone/whatsapp (85) 3238.1244 (de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 12h e de 13h30min às 16h).