SDA e BNB traçam estratégias para garantir apoio ao crédito rural no Ceará

23 de agosto de 2023 - 15:33 # # # # #

Glauber Sobral - Ascom SDA - Texto
Ascom SDA - Foto

O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, recebeu a delegação do Banco do Nordeste para debater a questão do crédito rural no Ceará. O BNB, representado pela superintendente Eliane Brasil, trouxe como pauta o apoio ao crédito rural no Estado, destacando perspectivas para o Plano Safra 2023-2024. O encontro foi realizado na sede da SDA, em Fortaleza.

“O BNB apresentou o volume de recursos que temos disponível para o Ceará, que chega a R$ 1,2 bilhão para a safra 2023/2024. Nesse encontro a superintendente colocou um grande desafio que a gente tem, de fato, de aplicar esse recurso, de disponibilizar esse valor para a agricultura familiar no estado. E o maior problema nesse quesito é a problemática do Cadastro da Agricultura Familiar”, pontuou o secretário Moisés Braz.

De acordo com o secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, para ter acesso ao crédito, o agricultor precisa ter registro no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). “Antigamente, o agricultor precisava emitir Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, e hoje, a gente está nessa fase de transição para o CAF. A mudança tem gerado um conjunto de problemas”, explicou o secretário.

Para tentar sanar a questão, a SDA organiza uma série de demandas com órgãos vinculados e entidades. “Nós saímos daqui com demandas de reuniões com a Ematerce e também de sindicatos de trabalhadores para prestar apoio de tira-dúvidas e diminuir o problema. Os encontros devem começar já na próxima semana”, projetou Marcos Jacinto. O secretário executivo de Agroecologia e Fomento Produtivo, Pedro Neto, também marcou presença na reunião.