Temporada de exportação de frutas frescas pelo Pecém começa nesta sexta-feira (25)

24 de agosto de 2023 - 11:57 # # # #

Yanne Guimarães - Ascom CIPP

A temporada 2023/2024 de exportação de frutas frescas pelo Terminal Portuário do Pecém começa na noite desta sexta-feira (25). A carga inicial é de 2,5 mil toneladas e inclui melões, melancias, mangas e uvas produzidas nos estados do Ceará, Rio Grande Norte, Pernambuco e Bahia. Desse volume inicial embarcado, 98% será descarregado nos portos de Roterdã e de Londres. O restante seguirá para outros portos da Europa. A exportação iniciará com o MSC Sofia Celeste, primeiro navio dedicado ao serviço de exportação da safra 2023/2024 de frutas para a Europa.

“Essa operação marca o início da temporada das frutas, um dos nossos carros-chefes. Estamos com uma expectativa muito positiva com a safra este ano, tanto para a Europa quanto os Estados Unidos”, destaca André Magalhães, diretor Comercial do Complexo do Pecém. Nos sete primeiros meses deste ano, o Pecém já exportou 25,6 mil toneladas de frutas.

Daniel Soares, gerente da MSC em Fortaleza e no Pecém, explica que a empresa opera no Pecém desde a inauguração do porto cearense, em 2002, mas o serviço de exportação de frutas teve início apenas em 2017. “A MSC vem mantendo um serviço dedicado, apostando na localização estratégica do Pecém, um terminal que nos oferece qualidade e segurança, onde 100% das frutas são pesadas e escaneadas. São condições que favorecem e viabilizam a exportação. Desde então, tem sido um sucesso”, resume.

Expofruit

De olho no segmento de exportação de frutas, o Complexo do Pecém participa esta semana da Expofruit, uma das principais feiras de fruticultura tropical irrigada do País. O Pecém está expondo aos produtores da região e visitantes as vantagens competitivas de exportação pelo terminal portuário. O evento segue até sexta-feira(25), em Mossoró (RN).