Dia do Soldado: SSPDS homenageia militares das Forças de Segurança do Ceará

25 de agosto de 2023 - 14:50 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

 

No início de suas carreiras militares, os soldados trazem consigo suas aspirações na defesa incansável do bem-estar da população. No Dia do Soldado, comemorado neste dia 25 de agosto, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) homenageia os profissionais que iniciam suas jornadas na Polícia Militar do Ceará (PMCE) e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

A data alusiva ao Dia do Soldado, comemorada nesta sexta-feira (25), foi definida devido ao aniversário de Luís Alves de Lima e Silva, no dia 25 de agosto de 1803. Conhecido como Duque de Caxias, ele é tido como o patrono do Exército Brasileiro.

No Ceará, soldados atuam nas estruturas de corporações como a PMCE e CBMCE, instituições vinculadas à SSPDS. Após a aprovação no concurso público, os profissionais das Forças de Segurança do Estado passam por formações na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

No dia em que se celebra a atuação dos militares, a SSPDS homenageia a trajetória desses novos profissionais. Exemplos de inspiração, os soldados destacam seus planos e motivos que os fizeram ter o sonho de ingressar na carreira militar.

Curso Aesp

Após a formação como aluno do Curso de Formação da Aesp, o soldado do CBMCE Jackson Felipe Pereira Melo, de 32 anos, destacou o orgulho em fazer parte da corporação. “Para mim, ser soldado é ser humano, ser humilde, é pensar no próximo e abdicar de certas coisas para ajudar o próximo”, declarou.

Para Jackson, o que o inspirou a ser soldado foi a vivência com familiares militares. “Eu já tinha uma grande admiração pela corporação, desde pequeno nós tínhamos aquela convivência, e aquilo sempre me incentivou. E meus amigos foram ingressando, também, em outras corporações”, afirmou o soldado.

O bombeiro afirmou ainda que para ingressar no CBMCE, o interessado deve estar preparado para enfrentar diversas situações. “O soldado do CBMCE tem que ser completo, tem que estar preparado tanto psicologicamente como fisicamente”, declarou.

Já o soldado PM Elanderson Alves Pereira, de 29 anos, afirmou que ser soldado é um sonho realizado. “Ser um soldado da PMCE é um sonho que só quem ousa realizar vence. É abdicar da própria vida para poder fazer benfeitorias em prol da sociedade”, comemorou.

O soldado da Polícia Militar do Ceará afirmou ainda que para ter sucesso, o soldado da PMCE precisa ter diversas qualidades. “Acima de tudo, é preciso ter garra, disposição, vontade de trabalhar e, acima de tudo, empatia para pensar no próximo”, comentou.

O policial militar aconselhou os interessados em ingressar na corporação. “Venham por amor, venham por querer estar aqui. Se quiser estar aqui, a PMCE vai estar sempre pronta”, afirmou Elanderson.