Íris renova parceria com o Programa Cientista Chefe

25 de agosto de 2023 - 16:03 # # #

Amélia Gomes - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Casa Civil - Foto

Nesta quinta-feira (24), o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará celebrou a nova parceria com o Programa Cientista Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Na oportunidade, as equipes das duas iniciativas se reuniram com o propósito de se conhecerem e de alinharem os trabalhos e objetivos em relação a esse novo momento da parceria.

O encontro foi conduzido pela coordenadora-geral do ÍRIS, Karine Gurgel, e pelo novo Cientista Chefe da Transformação Digital do Governo do Ceará, Danielo Gomes, professor do Departamento de Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará (UFC) e vice-coordenador do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat/UFC).

Karine destacou ser esse um momento de traçar e combinar novos rumos do laboratório. “É um momento de ficarmos conscientes das estratégias a serem trabalhadas nos próximos anos de gestão. O Íris tem um histórico de excelentes resultados e estamos aqui para seguir esse referencial, promovendo soluções para atender cidadãs e cidadãos com base na ciência. Temos tudo para continuarmos com resultados expressivos, alinhados às diretrizes de Governo e às diretrizes do governador Elmano de Freitas”, finalizou a coordenadora-geral do ÍRIS.

Momento oportuno

O cientista-chefe professor Danielo ressaltou, ainda, ser este um momento oportuno, harmonioso e altamente motivador. “A transformação digital com inovação pautada em dados orientados ao cearense é um projeto bastante ousado. Estamos muito felizes e seguros sobre os projetos contemplados por essa parceria, que estarão focados em reduzir lacunas e desigualdades sociais”.

O designer de Experiência do Usuário, Gustavo Moura, um dos integrantes da equipe do Íris presente na reunião, destacou: “aqui, temos pessoas diferentes, diversas, entusiasmadas em entender as necessidades da população e em mudar a ideia de que o cidadão, a cidadã, está na cabeça do servidor. Fazemos o nosso trabalho pautado nas necessidades reais das pessoas, trabalhando de forma inclusiva”.

Durante a reunião, também foram debatidos projetos prioritários do Íris. Entre eles, estão: apoio tecnológico ao Programa Ceará Sem Fome, a implementação de um Observatório de Dados, a construção de um painel de monitoramento de projetos prioritários da Casa Civil do Governo do Ceará, a concretização do Chatbot e do novo aplicativo de serviços do Governo do Ceará.