Mulheres assistidas pela Casa da Mulher Brasileira concluem cursos de qualificação profissional

29 de agosto de 2023 - 16:01 # # #

Ascom Secretaria das Mulheres - Texto e fotos

O desejo de conquistar a independência econômica e romper o ciclo da violência doméstica fizeram com que 95 mulheres assistidas pela Casa da Mulher Brasileira (CMB), equipamento gerido pela Secretaria das Mulheres do Ceará, concluíssem cursos de qualificação profissional. A ação é uma parceria realizada por meio de um acordo de cooperação entre o Governo do Ceará, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Tribunal de Justiça do Ceará. A solenidade de certificação das novas profissionais ocorreu nesta terça-feira (29), na sede da Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza.

As mulheres formadas puderam realizar os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Eletricista, Operadora de computador, Salgadeira, Desenhista de Moda e Costureira Industrial. As qualificações ocorreram durante dois meses em salas de ensino em Fortaleza e Maracanaú.

“São ações como estas, de garantir capacitação profissional e autonomia financeira, que fortalecem a dignidade das mulheres vítimas de violência, devolvendo a elas o brilho nos olhos e a perspectiva de trilhar um novo caminho”, destacou a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Raquel Andrade, que na oportunidade representou a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero.

A solenidade também contou com a presença do diretor Regional do Sesi/Senai, Paulo André; da juíza do 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza, Dra. Rosa Mendonça; da coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Daciane Barreto; da gerente de Educação do Sesi, Ana Paula; da gerente do Senai, Alcilane Mota; e a coordenadora do setor de Autonomia Econômica, Daniele Magalhães.