Pacto por um Ceará Sem Fome: 13 entidades recebem alimentos doados em campanhas de arrecadação

29 de agosto de 2023 - 09:29 # # #

Aline Freires - Ascom Gabinete da Primeira-dama - Texto

Parte de alimentos que foram arrecadados dentro das campanhas, promovidas pelo Pacto por um Ceará Sem Fome, foi repassada para 13 entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade na Grande Fortaleza. Ao todo, foram 500 cestas básicas e quase duas toneladas de arroz. As doações são oriundas da empresa Teltronic Brasil LTDA e também do engajamento de parceiros do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, após articulação feita pela primeira-dama do Estado, Lia de Freitas. A entrega ocorreu nessa segunda-feira (28), na sede da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), no bairro Prefeito José Walter.

Lia destaca que as campanhas de arrecadação vêm para se somar as outras frentes imediatas do programa. “Temos o cartão Ceará Sem Fome, que atende mais de 43 mil famílias, e também a Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições, que distribuirá, diariamente, 100 alimentações prontas para pessoas em extrema pobreza em todo o Estado. As campanhas que vêm resultando nessa grande quantidade de alimentos arrecadados parte do envolvimento do poder público, da sociedade civil e de entidades privadas por um único objetivo: erradicar essa mazela social”, destaca.

Uma das entidades a receber as doações foi a Casa de Apoio Lar Nossa Senhora Fátima, que atende pessoas vulneráveis, que vêm a Fortaleza para tratamento de câncer e também para transplante de órgãos. A irmã Zulmira Maria, que atua pela entidade, comentou sobre a gratidão de receber os alimentos e como ajudarão nas cinco refeições que as pessoas, acolhidas no local, precisam.

“Acolhemos pessoas que vem do interior, que não tem onde ficar. Elas vêm para fazer tratamento de câncer, nos hospitais, mas a acolhida é no lar. Eles fazem cinco refeições diárias. Aqui eu agradeço, em nome da nossa comunidade, essa doação do Ceará Sem Fome, que realiza um trabalho importante junto aos mais necessitados. Agradecemos também a oportunidade do lar ter sido contemplado”, finalizou.

Além da Casa de Apoio Lar Nossa Senhora Fátima, também foram contempladas as instituições: Cozinha Popular do bairro Bela Vista, Associação Voluntários São José, Associação Comunitária de Apoio a Mulher, Comunidade Indígena (Tapeba), Comunidade Quilombola Serra do Juá, Projeto Social Pici, Sociedade Comunitária de Habitação Popular, Associação Mãos Amigas, Casa de São Vicente, Casa Nossa Senhora das Dores, Instituto Jesus e Maria e União dos Moradores do Jardim Iracema.