Seduc realiza cerimônia de premiação do VII Festival Alunos que Inspiram nesta quinta-feira (31)

30 de agosto de 2023 - 17:02 # # # # #

Ascom Seduc - Texto

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, nesta quinta-feira (31), o evento de encerramento do VII Festival Alunos que Inspiram, iniciativa que visa identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística e cultural dos estudantes matriculados na rede pública estadual do Ceará. A cerimônia, considerada o momento alto do projeto, será realizada no Theatro Via Sul Fortaleza, às 14 horas, com as apresentações dos três melhores trabalhos em cada uma das 15 categorias de expressões artísticas avaliadas. A solenidade contará com as presenças da secretária Eliana Estrela e do secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira.

Com a ação, o Governo do Ceará reconhece que a formação integral dos estudantes passa pelo incentivo à imaginação, à criatividade e à expressividade, como parte do processo de construção da própria identidade e da realização pessoal. Nesta edição, as obras deveriam ser criadas a partir do tema: “a cultura afro-brasileira e sua contribuição para uma educação antirracista”.

Assim, ao longo das fases escolar, regional e estadual, buscou-se envolver a juventude da rede pública estadual em práticas culturais que abordassem os desafios de viver a multiplicidade das identidades, valorizando aspectos da cultura do povo negro (africano e afro-brasileiro), como a corporeidade, a memória, a história e os saberes, trazidos desde o Brasil Colônia.

A lista de trabalhos vencedores foi publicada no site da Seduc no último dia 16. Ao todo, serão premiados 103 estudantes, provenientes de 40 escolas da rede estadual de ensino em todo o Ceará, cujas produções artísticas se destacaram nas seguintes categorias:

1. Artes visuais
Desenho à mão livre
Pintura
Graffiti
Fotografia

2. Criação literária
Poema
Cordel
Quadrinhos
Crônica

3. Dança
Dança

4. Música
Intérprete
Banda Cover
Autoral
Banda autoral

5. Teatro
Esquete Teatral

6. Cinema
Documentário em curta-metragem

O Festival ocorre, anualmente, por meio da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil da Seduc. Em 2023, o certame aconteceu em três fases: escolar, regional e estadual. A primeira etapa foi organizada pelas próprias escolas, que indicaram os trabalhos selecionados para o momento seguinte. A fase regional ficou sob responsabilidade de cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), que elegeram as produções que deveriam seguir para a fase subsequente. Na etapa estadual, gerida pela Seduc, foram escolhidas as três melhores obras de cada categoria, que serão igualmente premiadas, sem a realização de ranqueamento. Para cada expressão artística, foi contemplado um artista com deficiência.

Serviço:
Encerramento do VII Festival Alunos que Inspiram
Data: 31 de agosto (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Theatro Via Sul Fortaleza (Avenida Washington Soares, 4335, Seis Bocas – Fortaleza – CE)