No Complexo Mais Infância do Curió, adolescentes fortalecem a autonomia a partir das aulas de Robótica

31 de agosto de 2023 - 15:24 # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Beatriz Souza - Foto

Rayanne Oliveira,14, e Miguel Queiroz, 10, mantêm os olhos atentos ao professor. Com pequenas peças nas mãos, ele fala sobre programação, montagem em bloco e também sobre autonomia. “Gosto de tecnologia e quando soube do curso aqui no complexo decidi me inscrever. O que mais aprendi nas aulas foi sobre a importância do trabalho em equipe”, conta Rayanne, que já sabe a profissão que vai seguir, “Quero entrar no curso de Marketing Digital. Esta é a profissão que quero seguir”, complementa a adolescente, que demonstra liderança dentro da sala de aula.

Ao lado de Rayanne, Miguel Queiroz ensaia as palavras e um pouco nervoso conta que o curso foi um complemento do que ele já tinha aprendido anteriormente na Robótica Kids. “Eu estou feliz de finalizar o curso de Robótica Avançada. Aprendi muito nestes meses com a minha turma e com o professor Danilo. Quando eu crescer quero ser engenheiro e vou usar tudo que aprendi aqui na minha profissão”, conta Miguel, empolgado com as montagens que ele mesmo criou e programou durante as aulas.

Os sonhos com o futuro são contados nas salas do Complexo Social Mais Infância do Curió, equipamento da Secretaria da Proteção Social, que atende crianças, jovens, adultos e idosos do Curió e bairros vizinhos. Para o professor de Robótica do Complexo, Danilo Jeferson, o curso foi um divisor de águas para muitos dos alunos. “Eles são uma turma de 15 adolescentes e crianças, que conseguiram durante estes quase quatro meses de curso, se entrosar muito, além de desenvolverem sua liderança através do trabalho em equipe”, lembra o professor, que ainda pontua. “Este aprendizado serve não só para o agora, mas também para o futuro, em que eles poderão utilizar esses conhecimentos na vida profissional.

Danilo ressalta que muitos alunos chegam sem saber mexer nos comandos mais básicos de um computador, e após o curso, eles aprendem não só a programar sensores, motores e a central de um robô, mas também a montar seus próprios robôs a partir da criatividade. “Neste curso, eles aprendem muito sobre autonomia, porque o tempo inteiro precisam tomar decisões, criar e fazer todo esse processo com suas equipes”, reitera o professor.

Liana Santiago, coordenadora do Complexo, destaca que mais de 200 alunos concluíram os cursos de Robótica do equipamento durante estes oito meses de atividades no Curió. “É muito gratificante ver tantas crianças e adolescentes tendo esse primeiro contato com a tecnologia em um equipamento coordenado pela SPS e que tem como missão atender as famílias do Curió. Dá pra ver o brilho no olhinho deles e enxergar o quanto esse aprendizado traz possibilidades reais de em um futuro próximo exercerem uma profissão relacionada a tecnologia e até mesmo desenvolverem projetos voltados para essa área”, reflete a coordenadora.

Novas vagas

O Complexo Mais Infância do Curió está com 60 vagas abertas para os cursos de Robótica Educacional, que é voltado para o público dos 10 aos 14 anos de idade, e Robótica Kids, que contempla o público dos 7 aos 9 anos de idade. As aulas iniciam no mês de outubro. As pré-inscrições já podem ser feitas através do telefone (85) 9.9445-9200. Ao ligar, basta informar o nome completo do aluno e telefone para contato.