Mês de setembro começa com atividades gratuitas no Viva o Parque

1 de setembro de 2023 - 11:15 # # # # # #

Ascom Sema

Pra quem quer curtir atividades gratuitas com a famílias e contemplar a natureza, o Viva o Parque (VoP) é a melhor opção deste primeiro domingo (3) de setembro. O programa é uma realização do governo do Ceará, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), e oferece atividades de lazer e educação ambiental gratuitas em cinco Unidades de Conservação (UCs) estaduais: Parque Estadual do Cocó, Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, em Fortaleza; Parque Estadual Botânico, em Caucaia; e na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Riacho da Matinha, no Crato.

As atividades incluem educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação. Tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, pintura, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.

No Parque do Cocó, também tem arvorismo sábado e domingo, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para a prática do esporte é necessário gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg. Uma outra opção de lazer no Cocó é navegar no rio e apreciar a rica biodiversidade do Parque. Tem viagem de 20 minutos, de 1h10min e outra de duas horas. É importante destacar que, para fazer os dois passeios mais longos, é preciso agendamento prévio por meio do telefone (85)98527.8216.

No Botânico, além de todas as atividades programadas pelo VoP, o visitante ainda pode curtir os quiosques e o pedalinho, na área do espelho d’água. Tem também uma biblioteca com um excelente acervo de livros sobre meio ambiente, um meliponário, viveiro de mudas e ainda 6km de trilhas em meio a uma natureza exuberante.

O Sítio Curió oferece aos visitantes espaços para a realização de piqueniques, aniversários e confraternizações, além de suas trilhas. Na APA do Maranguapinho e na ARIE do Riacho da Matinha, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para as crianças coordenam as atividades de recreação.

Serviço – Programa Viva o Parque

Parque Estadual Botânico do Ceará

Data: todos os domingos

Horário: 9h às 13h

Endereço: CE 090, Km 3, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) no entroncamento das CE O90 e 085 – Caucaia

Parque Estadual do Cocó

Data: todos os domingos

Horário: 7h às 12h

Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N – Fortaleza

ARIE do Sítio Curió

Data: Todos os domingos

Horário: 8h às 12h

Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, S/N, em frente a Naturágua – Lagoa Redonda – Fortaleza

APA do Rio Maranguapinho

Data: todos os domingos

Horário: 8h às 12h

Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal – Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro – Fortaleza

ARIE Riacho da Matinha

Data: todos os domingos

Horário: 8h às 12h

Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante – Crato