CBMCE destaca campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

2 de setembro de 2023 - 09:48 # # # #

Ascom CBMCE - Texto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) destaca, em setembro, a campanha do Setembro Amarelo. A iniciativa marca o mês de prevenção ao suicídio, cuja data alusiva ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro, destaca a maior campanha anti-estigma do mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda” e conta com diversas ações.

Setembro Amarelo

O movimento surgiu com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio e promover a valorização da vida. A campanha teve início no Brasil em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A escolha da cor amarela como símbolo do movimento se deve à relação com a cor da fita que representava o combate ao câncer, já que a ideia era utilizar uma cor associada à vida para abordar um tema tão sensível como o suicídio.

O mês foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante todo o mês, são realizadas ações de conscientização, palestras, campanhas publicitárias e eventos para chamar a atenção para a importância da prevenção do suicídio.

O Setembro Amarelo busca quebrar o estigma em relação ao tema, encorajar a discussão aberta sobre a saúde mental e promover a busca de ajuda profissional. A conscientização sobre o suicídio é fundamental para prevenir essa triste realidade que afeta muitas pessoas em todo o mundo.

Centro de Valorização da Vida (CVV)

O Centro de Valorização da Vida é uma organização brasileira sem fins lucrativos que atua na prevenção do suicídio e na promoção da saúde mental. Fundado em São Paulo em 1962, o CVV é uma das instituições mais antigas e respeitadas do país dedicadas a isso.

A principal atividade da organização é o serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio, oferecido por voluntários treinados para ouvir de forma empática e não julgadora, fornecendo apoio emocional a pessoas que estão passando por momentos difíceis, sentimentos de solidão, angústia, depressão e pensamentos suicidas.

O Centro de Valorização da Vida também desempenha um papel fundamental na conscientização sobre a prevenção do suicídio, organizando campanhas, palestras e eventos. Além disso, a organização trabalha para desmistificar o assunto e combater o estigma em torno da saúde mental e do suicídio.

O CVV é uma instituição voluntária e confidencial, onde as pessoas podem procurar ajuda de forma anônima e segura. Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais ou pensamentos suicidas, o CVV é uma fonte de apoio importante. Você pode entrar em contato por meio do telefone 188, por chat, ou por meio do site oficial da organização. O atendimento está disponível 24 horas por dia e os atendimentos são realizados por voluntários treinados para oferecer suporte emocional. Já o CBMCE pode ser acionado em todo o Estado por meio do telefone 193, a qualquer hora do dia ou da noite.