Cadernos ESP: revista científica da Escola de Saúde Pública do Ceará chega à 17ª edição

4 de setembro de 2023 - 14:04 # # # #

Juliana Marques - Ascom ESP-CE - Texto
Deborah Muniz - ESP-CE - Foto

A revista científica tem como finalidade publicar trabalhos relevantes para a saúde e suas interfaces

Importante canal de disseminação científica, a Revista Cadernos ESP, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), chega em sua 17ª edição.

O novo volume conta com artigos – originais, reflexivos e de revisão -, além de relatos de experiência, que abordam temáticas variadas, como o perfil clínico e nutricional do paciente com diabetes, a utilização de chatbots na promoção da atenção primária à saúde, os cuidados oncológicos, as redes de atenção às vítimas de violência, entre outras. Ao todo, 30 produções compõem o periódico.

“Uma característica bem peculiar dessa edição é que temos, também, artigos discutindo sobre a utilização de chás medicinais, uma prática que remete a outras culturas. Além de materiais que abordam sobre inovação e práticas na comunidade. São assuntos bem diversos, mas que estão inseridos na interface da Educação na Saúde”, explica a editora executiva da Cadernos ESP, Jéssica Carvalho.

Todo o conteúdo da publicação está disponível para acesso e download gratuitos.

A revista

Criada em 2005, a Cadernos ESP é uma revista científica de caráter inter e multidisciplinar, que tem como finalidade publicar trabalhos relevantes para a saúde e suas interfaces de forma crítica e reflexiva, a partir do elo entre educação, saúde e tecnologia. Sua edição é feita pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da ESP/CE.

O periódico tem leitores e também recebe submissão de artigos de todos os estados brasileiros e até de outros países. Ainda segundo Carvalho, a política editorial da publicação é disponibilizar o acesso aberto como forma de incentivo à cultura digital.

“Queremos familiarizar e compilar a linguagem da ciência em um só espaço. A ideia é disponibilizar, para a sociedade em geral, um conteúdo compreensível, mas também que passe pelo crivo dos critérios científicos. Isso é de extrema importância para nós que compomos a Cadernos”, comenta.

Acesse outras edições da revista