Mais de 40 agentes iniciam formação para Segurança de Autoridades Governamentais na Aesp-CE
4 de setembro de 2023 - 15:58 #Aesp/CE #agentes #formação #Segurança de Autoridades Governamentais
Ascom Aesp-CE - Texto e Fotos
A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE) e a Casa Militar do Governo do Ceará realizaram, nesta segunda-feira (4), a aula inaugural do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Operacional. Mais de 40 agentes de segurança, do Ceará e de outros estados, assistiram à palestra que marcou o início da capacitação. O treinamento é ofertado por meio de uma cooperação técnica entre a Aesp e a Casa Militar do Governo do Estado.
O início da formação teve a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, e do diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto. O objetivo do CSAG é capacitar agentes para a atuação eficaz e eficiente na segurança de autoridades e dignitários, promovendo integração, aperfeiçoamento institucional e valorização pessoal e profissional.
“É um curso de grande importância para a Segurança Pública como um todo, pois, além de preparar o policial para o dia a dia, diante das matérias que são ministradas, também reforça a proteção das autoridades, seja a nível de Governo do Estado, da própria Secretaria de Segurança Pública e de outras forças”, destacou o titular da SSPDS, ressaltando também a participação de agentes de outros estados e de nível federal.
Para o gestor da Academia, a realização de mais um Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Operacional proporciona excelência na proteção ofertada para autoridades e dignitários. “Essa formação traz ao agente público um aprimoramento de suas habilidades, de seus talentos, de suas capacidades. A Aesp tem muita honra ao receber e, principalmente, entregar esses agentes para a sociedade com um treinamento feito com excelência e integração”, afirma Leonardo Barreto.
Estão previstas 160 horas/aula no cronograma, com previsão de conclusão no próximo dia 21. Inicialmente, o curso tem a participação de 42 profissionais. São 34 policiais militares, dois policiais civis e um bombeiro militar do Ceará, além de dois policiais militares da Bahia, um policial militar do Piauí e um policial rodoviário federal. Entre as disciplinas a serem ministradas estão Planejamento Operacional Aplicado a Eventos, Tiro Aplicado à Segurança de Dignitários, Noções de Bombas e Explosivos e Simulação de Segurança a Dignitário.
A palestra que marcou a aula inaugural foi ministrada pelo tenente-coronel Roberto Alysson de Vasconcelos Uchôa, da Coordenadoria de Segurança da Casa Militar, com o tema Segurança de Dignitários e o Sistema Nacional de Proteção à Autoridade.
Também estiveram presentes na solenidade o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, delegado Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Cláudio Barreto; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, Nabupolasar Alves Feitosa; o subchefe da Casa Militar, tenente-coronel PM Francisco Erlanio Matoso de Almeida; o comandante logístico da Polícia Militar do Ceará, coronel Régis; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Ceará, Flávio Antônio Holanda e Silva; o assessor de segurança e inteligência do Tribunal Regional Eleitoral, coronel Jano Marinho; o assistente militar do Tribunal de Justiça do Ceará, tenente-coronel Álvaro Júnior; e o representante do Ministério Público do Estado do Ceará, tenente-coronel Eduardo.